A relação dos japoneses e a mentira é mais íntima do que você pode imaginar. Mas, ao mesmo tempo, você deve estra se perguntando, como o s japoneses podem ser tão mentirosos e ao mesmo tempo serem conhecidos pela sua honestidade?
Te mostraremos nesse artigo como isso pode acontecer e como mentira pode estar dissociada da desonestidade.
Os japoneses e a mentira
Uma pesquisa realizada em 2013 revelou que o Japão pode estar entre o quarto país que mais conta mentiras.
Essa pesquisa não possui uma metodologia científica muito bem definida e atmbém não possui margem de erro ou algo semelhante.
Vamos aos dados dela e como ela foi feita.
Os produtores de uma emissora japonesa perguntaram a 100 pessoas de 39 países: “Você costuma contar mentiras?” Os países foram classificados pela porcentagem de pessoas que responderam sim.
O Peru assumiu o primeiro lugar da lista com 39,1%, seguido pela Argentina (33,6%) e México (32,7%). Naquela época, o que levantou o que deixou os internautas japoneses confusos foi o fato de o Japão ter ficado em quarto lugar com 31,8%. No programa de TV em que foi apresentado, o painel de convidados também pareceu bastante chocado com o grande número de mentiras impertinentes em seu país.
O apresentador Jiro Shinbo pensou que a explicação provavelmente se baseava no entendimento dos participantes sobre a palavra “mentira” e contou ao site de notícias Japan Today: “Na cultura japonesa, temos os conceitos de honne e tatemae, ou o contraste entre o comportamento e as opiniões de alguém. Portanto, provavelmente não são mentiras maliciosas, mas mentiras inocentes que protegem os sentimentos das outras pessoas nas quais os entrevistados estão pensando quando dizem sim.”
Assim, por mais que os japoneses mintam, não é para enganar alguém com maldade, seria mais para não ofender uma pessoa.
Por exemplo, se você perguntar para um japonês se está mal vestido, dificilmente ele dirá a verdade. Para não te ofender, ele falará que não ou dar uma resposta vazia.
Leia também:
- Donas do mar no Japão: caçadoras de pérolas de 80 anos;
- Não haverá mais catracas nos trens no Japão, controle será por reconhecimento facial;
- Dividir a conta em um encontro no Japão? Confira o que os japoneses acham disso.
Mesmo com a relação entre os japoneses e a mentira, eles ainda são honestos
Mas mesmo assim, mesmo fazendo essas mentiras cotidianas, o japonês é honesto. Ele é honesto no sentido de não se apropriar do dinheiro de alguém.
Você já deve ter visto alguma história de que os japoneses sempre devolvem o dinheiro que encontram na rua. Normalmente, se alguém acha até mesmo uma moeda nas ruas do Japão, ela entrega para a polícia.
Por mais que um japonês possa mentir para não contrariar alguém ou para não desanimar uma pessoa, eles não são do tipo que vão pegar o seu dinheiro escondido. Certamente, não podemos generalizar, mas na maioria dos casos, é isso o que acontece.
Assim, é dessa maneira, curiosamente, que os japoneses conseguem aliar a mentira com a honestidade. Será que podemos dizer que eles realmente são honestos?
Fonte: Japan Today.