Pratos japoneses que não existem no Japão

Temaki de salmão com cream cheese, um clássico da comida japonesa! Quer dizer, um clássico da comida japonesa do Brasil. Aliás, várias delícias comumente consumidas em restaurantes japoneses no Brasil, na realidade, não existem em seu país de origem.

Créditos: Divulgação

Isso porque a culinária japonesa no Brasil é composta por inúmeras adaptações da cozinha tradicional. Essas mudanças foram criadas, inicialmente, para adaptar-se às necessidades dos imigrantes japoneses e, posteriormente, para adequar-se ao paladar brasileiro.

Confira outras opções que você dificilmente encontrará nos cardápios do Japão:

  1. Hot and Roll

    Hot and Roll com salmão, cream cheese, cebolinha e gergelim. Crédito: Destemperados
  2. Sushis com cream cheese, couve frita ou tomate seco

    Sushi com salmão, camarão, abacate, limão e crispy de couve. Crédito: Destemperados
  3. Sushis doces feitos com morango, manga, banana, goiabada, geléia de maracujá ou chocolate

    Sushi de morango. Crédito: Bem Paraná
  4. Sushi ou sashimi de peixes brasileiros de água doce

    Sashimi de tilápia. Crédito: Divulgação

Essas composições que fazem tanto sucesso no Brasil, podem parecer um pouco estranhas para um morador nativo. Em um vídeo, Takashi Kanazawa vai a um rodízio brasileiro de comida japonesa e conta sobre o que achou dessas iguarias.

Outras pequenas variações foram feitas para facilitar a adaptação do paladar brasileiro à gastronomia japonesa. Os pratos salgados foram menos adocicados, o udon foi preparado com mais shoyu, a vagem foi incorporada ao tempurá e novas verduras foram introduzidas ao sukiyaki.

Essas foram algumas das estratégias utilizadas para o abrasileiramento da gastronomia japonesa adotadas para aumentar ainda mais a sua popularização. E pelo visto, tem dado muito certo. A culinária do Japão está entre as comidas estrangeiras mais apreciadas pelos brasileiros.

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento publicado em 2016 pela Francal Feiras, somente na Grande São Paulo há cerca de 3 mil restaurantes asiáticos, temakerias e buffets. E a projeção nacional é de que exista 11.500 destes estabelecimentos em funcionamento.

 

 

 

Comentários

Copy link