O bacalhau no Japão, o tara, é muito apreciado no Japão. Entretanto é visto como uma comida de temperaturas baixas.
Tara é escrita como “鱈”, 魚 significa peixe e 雪 significa neve, então está na estação do inverno.
Assim, por mais que no Brasil a tradição do consumo do bacalhau durante a Páscoa, que ocorre no outono, no Japão já podemos ver como o seu consumo é completamente diferente.
Descubra mais aqui como os japonese comem esse peixe.
Bacalhau no Japão é consumido como?
Antes é bom definirmos que alguns tipos de peixe são conhecidos como bacalhau. Isso porque, o bacalhau é uma forma como o peixe foi processado. Mas no Japão o bacalhau é feito somente com um tipo de peixe que vem da Rússia, do Canadá e dos EUA. O peixe também pode ser pescado no Japão, mas só que isso só acontece no inverno.
A Carne de Tara não tem caráter peculiar, sabor simples e baixo teor de gordura e baixo teor calórico.
Além disso, é um alimento rico em nutrientes e de boa digestão, assim, que o consome não irá se sentir mal.
Mas, um dos itens do tara que mais chama atenção é o seu testículo. Ele é muito apreciado pelos japoneses. De acordo com os japoneses, ele possui um sabor rico, úmido e doce ao grelhar ou escaldar.
Além disso, é sabido que as ovas de escamudo do Alasca (um tipo de Tara) são processadas para Tarako (ovas temperadas com sal) e Mentaiko (temperadas com especiarias). assim é possível consumir esse peixe quase como um todo, não somente a sua carne.
Leia também:
- Brasileiro no Japão preso por vender drogas a 5 pessoas… mas, investigação revela muito mais;
- Não haverá mais catracas nos trens no Japão, controle será por reconhecimento facial;
- Dividir a conta em um encontro no Japão? Confira o que os japoneses acham disso.
As receitas do bacalhau no Japão
Uma das receitas mais comuns do Japão é o tarabo. Ela é a que mais se aproxima do bacalhau consumido no Brasil que é seco e salgado. O Tarabo (encontrado nas épocas de Obon ou Ano Novo, quando os parentes se reúnem) é uma das receitas regionais do Japão.
Assim, o tarabo, nada mais e do que uma Tara Seca, um dos alimentos preservados usados na área de Hokkaido e Tohoku, comido desde antes do período Edo.
Uma das melhores coisas desse bacalhau do Japão é que ele dura muito tempo. Por conta disso que ele é ótimo para ser armazenado para se consumir no inverno, ainda mais quando estamos falando de um período em que as pessoas não possuíam geladeira e com um inverno rigoroso no Japão não haveria como pescar ou caçar.
Diz-se que o início do uso do Tarabo nos pratos do Ano Novo é uma vontade de poder comer muito. (Comer muito é dito como “Tara fuku”. Fuku significa felicidade.)
Portanto, podemos dizer que o bacalhau no Japão é um tipo de peixe que pode te trazer felicidade. Assim como tantos outros alimentos do país, o tara possui um significado especial.
Fonte: Itabashi.