Aprenda a fazer receita de rocambole japonês de matcha

O rocambole japonês é um doce de massa fofinha e esponjosa. É uma sobremesa simples deliciosa para as festas e celebrações. Confira.

Receita de rocambole japonês

Rocambole de matcha com recheio de merengue

Ingredientes

1 colher de sopa de açúcar granulado (para creme de leite);

120 ml de creme de leite com gordura 35%;

1 colher de sopa de pó de matcha;

40 gramas de farinha de trigo;

40 gramas de açúcar granulado;

4 gemas de ovos;

4 claras de ovos;

Forma de 26x36cm

Versão com azuki tradicional – OPCIONAL

Rocambole de anko

No Japão, esse rocambole é tradicionalmente feito com feijão azuki. Caso queira fazer essa versão é só adicionar aos ingredientes acima 80 gramas de feijão azuki e 120 gramas de anko (pasta de feijão) em pasta.

Já ensinamos a fazer essa pasta anko na receita de Dorayaki de creme e anko.

A pasta de feijão deve ser misturada com o creme de leite batido com açúcar em ponto de pico na etapa do recheio. E os feijões são salpicados por cima.

No modo de preparo abaixo, vamos pular as etapas do feijão para deixar livre e você colocar o complemento que quiser.

Modo de preparo

Cubra a forma com papel manteiga. Misture o pó de matcha com a farinha de trigo. Peneire três vezes para deixar o bolo mais fofinho.

Merengue

Bata a clara e quando formar uma espuma branca, adicione metade do açúcar, bata e depois adicione o restante. O ponto é de pico firme. Reserve.

Agora, bata as gemas apenas para misturar e já adicione o açúcar. Depois, bata até chegar em uma consistência cremosa e espessa.

Adicione os ingredientes em pó peneirados e misture gentilmente com um fouet. Vá colocando o merengue aos poucos até que esteja incorporado na mistura.

Não faça movimentos circulares para não quebrar a espuma, vá misturando aos poucos. A massa deve ficar muito cremosa e consistente.

Despeje a massa na forma com papel manteiga e espalhe de forma uniforme com cuidado. Dê batidas leves na forma em uma superfície lisa para retirar qualquer bolha de ar.

Coloque no forno pré-aquecido a 170 graus por 25 minutos. Quando der 13 minutos vire de lado a forma. Desenforme a massa de bolo e deixe esfriar coberto por um pano de prato limpo. Não retire o papel manteiga ainda.

Leia também

Wagashi: 7 doces tradicionais do Japão que você precisa provar 

Deliciosos doces de matcha que você pode encontrar no Japão 

Aprenda a fazer receita de bolo de morango japonês (comemorativo)

Recheio

Bata o creme de leite com 1 colher de sopa de açúcar granulado até obter ponto de pico firme. Nessa etapa você pode incluir as 120 gramas de anko, fruta de sua preferência ou chocolate. Retire o papel manteiga do bolo com cuidado.

Montagem

Coloque a massa em outro papel manteiga e espalhe o recheio por cima. Se quiser, coloque frutas picadas, gotas de chocolate ou os feijões azuki. Enrole a massa com a ajuda do papel em formato de rocambole.

Troque de papel manteiga e enrole o rocambole. Envolva o pacote em plástico filme e coloque na geladeira. Depois que estiver gelado, peneire açúcar de confeiteiro e sirva.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Receita de rocambole de matcha
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link