Segundo comunicado da Casa Imperial Japonesa, a Imperatriz Emérita Michiko, 85 anos, sofre já faz alguns meses de estresse.
Por conta disso, ela desenvolveu um problema de estômago que causa vômitos e mau estar. O ano de 2019 foi bem intenso para a família real.
O Imperador Emérito Akihito abdicou ao trono crisântemo e seu filho Naruhito assumiu em maio dando início a nova era Reiwa no Japão.
Foram muitos compromissos por causa disso. Além disso, Michiko perdeu muito peso desde abril, operou um câncer de mama em setembro e em junho seus exames mostraram aumento de um hormônio que causa riscos de falha cardíaca.
No entanto, a Casa Imperial não informou os motivos oficiais para a Imperatriz Emérita estar passando por problemas de ordem mental.
Leia também
Imperatriz Emérita Michiko retira câncer de mama
Imperador Akihito e Imperatriz Michiko celebram 60 anos de casamento
Conheça mais sobre a princesa Masako, que virará Imperatriz do Japão em 2019
Conheça Naruhito, o príncipe herdeiro do Japão e próximo Imperador
Michiko já sofreu de doenças causadas por estresse quando se casou com o Imperador Emérito Akihito. Em 1963 teve um colapso nervoso e um aborto.
Naquela época era comum ter casamentos arranjados entre pessoas da realeza, mas Akihito escolheu casar com Michiko e chocou a sociedade japonesa.
Cidadã comum e católica, era atacada pela mídia e pelos conservadores japoneses. Com 59 anos experienciou outro colapso e parou de falar.
O povo se empatizou e a defendeu, então, os ataques pararam. Segundo informações do Asahi Shimbun, a Imperatriz Emérita se recupera e já parou de ter crises de vômito.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.