Qual o motivo dos japoneses comerem KFC no Natal?

O Natal é uma data romântica e muitos casais saem para jantar fora e as famílias e amigos se reúnem para comer um balde de frango do KFC no Natal.  A sobremesa oficial é o bolo de morango.

Por não ser feriado, muitos japoneses trabalham normalmente. O que deixa muita gente na dúvida é como o KFC se tornou símbolo do Natal no Japão.

Segundo estimativas divulgados pelo BBC, 3.6 milhões de famílias comem KFC no Natal. Foi graças a uma campanha planejada por Takeshi Okawara que o KFC do Japão vê seu lucro aumentar consideravelmente em dezembro há mais de 40 anos.

Okawara foi o primeiro dono de uma franquia do Kentucky Fried Chicken no país. Ele acabou se tornando o CEO de toda a rede no Japão de 1984 a 2002.

Início da tradição KFC no Natal

Segundo o representante da empresa Motoichi Nakatani contou ao BBC, Okawara teve uma ideia em um sonho. Um dia, acordou no meio da noite e anotou a ideia de lançar um balde festivo.

Isso aconteceu um dia depois de ouvir um casal de estrageiros em sua loja falar que sentiam muita falta de peru no Natal.

Era 1974 e a empresa de fast food lançou uma campanha a nível nacional inspirada no espírito natalino em que as pessoas se reúnem para comer peru, mas no lugar colocou o frango frito. Esse costume não existia até então e nenhuma comida era comum dessa época em específico.

Natal com Kentucky

Família comendo KFC

Então, de olho na oportunidade, a KFC mirou estrangeiros e cristãos japoneses locais com o slogan kurisumasu ni wa kentakkii (Natal com Kentucky) e lançou um balde de frango festivo. Depois reforçou a mensagem ao lançar frases, como “No Natal, você come frango”.

Ceia com frango frito

Leia também

7 coisas para saber sobre o natal no Japão

Entre no clima do Natal com estas músicas natalinas japonesas

Não é presente de Natal, é Oseibo! Conheça os tradicionais presentes de inverno!

Desde então, essa associação se espalhou e virou uma tradição popular. Tanto que as crianças japonesas vivem confundindo a figura de Colonel Sanders do KFC com o Papai Noel. O mascote também é um idoso de barba e bigode grisalho.

Colonel Sanders vestido de papai noel

Para conseguir o jantar especial de Natal, é preciso encomendar semanas antes de tão disputado que é. As filas ficam imensas com espera de horas. O movimento cresce até dez vezes mais.

Pessoas na fila do KFC no Japão

Para um país que apenas 1 a 2 % de sua população é católica, o feito do KFC foi incrível. Sua campanha e os resultados são discutidos entre especialistas e ainda repercute.

O balde de frango virou símbolo de reunião familiar, de celebração e uma associação natural dessa época do ano.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

KFC no Natal
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link