Comer mochi é perigoso? Veja dicas do corpo de bombeiro japonês

As comidas a base de arroz aglutinado (mochigome), como mochi e dango são delícias tradicionais japonesas comuns em épocas festivas. No entanto, todos os anos são relatados casos de pessoas que acabaram tendo acidentes com engasgamento ao comer mochi.

Perigos

A textura elástica é difícil cortar com os dentes ou engolir pedaços grandes. Quando o mochi é colocado em sopas, como ozoni (tradicional do final do ano), a consistência crocante de quando é assado se perde e fica mais difícil de partir e mastigar.

Sopa com mochi e pessoa puxando mochi com a boca

É uma comida que requere cuidados especiais quando idosos e crianças comerem. De acordo com o Asahi Shimbun, nos últimos cinco anos 90% das vítimas de sufocamento com mochi tinha mais de 65 anos.

Portanto, todos os anos em épocas festivas, o corpo de bombeiro dispara avisos para as pessoas se atentarem com o consumo de mochi.

Pedaços pequenos e mastigar muito

A dica é comer pedaços pequenos e mastigar bastante antes de engolir. Além disso, recomenda-se que alguém fique perto de crianças e idosos quando estiverem comendo. Engolir sem mastigar pode ser fatal já que o pedaço pode ficar preso na garganta.

Mochi doce cortado ao meio

Se uma pessoa engasgar, recomenda-se fazer a manobra de heimlich ou virar a pessoa de bruços e bater em suas costas para tentar fazê-la desengasgar, além de ligar para os serviços médicos de emergência.

Passo a passo manobra de heimlich

Passo a passo manobra em bebês

 

Leia também

Hábitos alimentares dos japoneses: perigo dos alimentos ultraprocessados 

Fugu: o que acontece com o corpo ao ingerir veneno de baiacu? 

Poison Fire Coral: cogumelo japonês pode ser letal 

O mochi é um alimento comum desde o período Kofun (250-538 AD) e as técnicas de fabricação são milenares.

Sua massa não tem gosto de nada inicialmente, mas depois de temperado fica uma delícia. Pode ser frito ou assado e servido com molho a base de shoyu e açúcar. Também pode ser recheado e usado em preparações doces.

Comendo mochi
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link