Confira 3 universidades japonesas para visitar em Tokyo

As universidades japonesas oferecem mais do que uma boa formação acadêmica, muitas possuem museus e passeios turísticos. Confira 3 bons exemplos em Tokyo.

1. Waseda Daigaku

Universidade japonesa Waseda

Uma das principais instituições de ensino superior privado do Japão é a Waseda Daigaku (Universidade de Waseda) localizada no distrito Shinjuku na capital japonesa.

Bosque da universidade Waseda

A universidade japonesa foi fundada durante o período Meiji em 1882. Com sua centenária tradição e maestria, a instituição formou personalidades que ocuparam o cargo de primeiro-ministro japonês, ministros de Estado, artistas e líderes empresariais.

Entrada Waseda

O campus da Waseda Daigaku é surpreendentemente grande. Dentro da instituição, além dos edifícios dedicados a ensino e pesquisa, há três museus, uma igreja e diversos cafés.

Os museus são o History of Tomorrow dedicado a história da universidade, o Aizu Museum com seus artefatos e materiais arqueológicos e o Tsubouchi Memorial Theatre, museu dedicado a história das artes cênicas japonesa.

Em meio a arquitetura gótica europeia dos prédios, a tradição estética e cultural japonesa com um toque coreano se faz presente em seus belos bosques e jardins.

Para fazer um tour virtual, clique em https://waseda-vrtour.com/wasedacampus/.

2. Todai Hongo

Universidade de Tokyo

Mais conhecida como Tokyo University, a Todai Hongo é a maior Universidade Imperial Do Japão. Fundada em 1877, o campus tem belos jardins, construções suntuosas, dois museus e até uma minifloresta.

Arcos da universidade

Durante março de 1968, a Todai Hongo foi palco de uma das maiores revoltas da história moderna do Japão.

Militantes do Zengakuren, uma organização estudantil formada por comunistas e anarquistas entrou em confronto com a polícia japonesa durante protestos contra as bases militares dos EUA no Japão.

Além disso, antes de ser o campus da principal Universidade Imperial do Japão, o local foi a sede do poder da família Maeda durante o período Edo.

No Tokyo University Museum há a maior coleções de artefatos e documentos históricos do Japão, São mais de 3 milhões de artigos.

O segundo museu, o Intermediatheque foi inaugurado em 2013 e é dedicado a história natural. Possui um grande acervo de ossos, esqueletos, mapas e uma sessão dedicada a botânica.

Lago Sanshiro dentro da universidade japonesa de Tokyo

Mas o local mais apreciado tanto por estudantes, quanto por turistas é a lagoa Sanshiro com seus peixes e cágados cercada pela minifloresta.

Leia também

3. Kokugakuin University

Vista aérea da universidade japonesa Kokugakuin

Essa é uma das universidades japonesas mais interessantes. Possui um museu com um grande acervo de objetos e relíquias dos povos do período Jomon.

Uma vasta variedade de utensílios e outras obras feitas de cerâmica, bronze e argilas estão expostas aos visitantes.

Além disso, a universidade possui laços estreitos com Ise Jingu, o principal santuário shinto dedicado a kami Amaterasu, deidade do Sol de todo o Japão.

Entrada do museu da universidade Kokugakuin

Esses laços estreitos renderam uma ala no museu dedicado ao shinto com diversas imagens e tradições dos principais santuários do Japão, deidades e festivais.

Aliás, a filosofia da instituição é a mesma do shinto: consciência, natureza e pessoas. A própria estética do campus e a arquitetura e sofisticada de seus edifícios deixam essa relação ainda mais evidente.

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link