As universidades japonesas oferecem mais do que uma boa formação acadêmica, muitas possuem museus e passeios turísticos. Confira 3 bons exemplos em Tokyo.
1. Waseda Daigaku
Uma das principais instituições de ensino superior privado do Japão é a Waseda Daigaku (Universidade de Waseda) localizada no distrito Shinjuku na capital japonesa.
A universidade japonesa foi fundada durante o período Meiji em 1882. Com sua centenária tradição e maestria, a instituição formou personalidades que ocuparam o cargo de primeiro-ministro japonês, ministros de Estado, artistas e líderes empresariais.
O campus da Waseda Daigaku é surpreendentemente grande. Dentro da instituição, além dos edifícios dedicados a ensino e pesquisa, há três museus, uma igreja e diversos cafés.
Os museus são o History of Tomorrow dedicado a história da universidade, o Aizu Museum com seus artefatos e materiais arqueológicos e o Tsubouchi Memorial Theatre, museu dedicado a história das artes cênicas japonesa.
Em meio a arquitetura gótica europeia dos prédios, a tradição estética e cultural japonesa com um toque coreano se faz presente em seus belos bosques e jardins.
Para fazer um tour virtual, clique em https://waseda-vrtour.com/wasedacampus/.
2. Todai Hongo
Mais conhecida como Tokyo University, a Todai Hongo é a maior Universidade Imperial Do Japão. Fundada em 1877, o campus tem belos jardins, construções suntuosas, dois museus e até uma minifloresta.
Durante março de 1968, a Todai Hongo foi palco de uma das maiores revoltas da história moderna do Japão.
Militantes do Zengakuren, uma organização estudantil formada por comunistas e anarquistas entrou em confronto com a polícia japonesa durante protestos contra as bases militares dos EUA no Japão.
Além disso, antes de ser o campus da principal Universidade Imperial do Japão, o local foi a sede do poder da família Maeda durante o período Edo.
No Tokyo University Museum há a maior coleções de artefatos e documentos históricos do Japão, São mais de 3 milhões de artigos.
O segundo museu, o Intermediatheque foi inaugurado em 2013 e é dedicado a história natural. Possui um grande acervo de ossos, esqueletos, mapas e uma sessão dedicada a botânica.
Mas o local mais apreciado tanto por estudantes, quanto por turistas é a lagoa Sanshiro com seus peixes e cágados cercada pela minifloresta.
Leia também
- Como a cidade de Tóquio consegue ser tão organizada com uma população tão grande?
- Shichifukujin Meguri: a peregrinação dos 7 deuses da sorte em Tokyo
- Zoshigaya: conheça esse bairro charmoso de Tokyo
3. Kokugakuin University
Essa é uma das universidades japonesas mais interessantes. Possui um museu com um grande acervo de objetos e relíquias dos povos do período Jomon.
Uma vasta variedade de utensílios e outras obras feitas de cerâmica, bronze e argilas estão expostas aos visitantes.
Além disso, a universidade possui laços estreitos com Ise Jingu, o principal santuário shinto dedicado a kami Amaterasu, deidade do Sol de todo o Japão.
Esses laços estreitos renderam uma ala no museu dedicado ao shinto com diversas imagens e tradições dos principais santuários do Japão, deidades e festivais.
Aliás, a filosofia da instituição é a mesma do shinto: consciência, natureza e pessoas. A própria estética do campus e a arquitetura e sofisticada de seus edifícios deixam essa relação ainda mais evidente.