Conheça a história do tempura e sua chegada ao Japão

O tempura é uma preparação tradicional e presente no cotidiano dos japoneses. Vegetais, legumes e frutos do mar são empanados com farinha de trigo, de panko e fritos em óleo quente. O resultado é uma casquinha mais sequinha e saborosa enquanto o interior fica macio.

História do tempura

Ilustração portugueses chegando no Japão

O método de preparação de fritar comida empanada no óleo chegou ao Japão por volta do século 16 (1543) quando os portugueses embarcavam no Japão. Logo se tornou uma das comidas favoritas do shogun Tokugawa Ieyasu.

No começo era uma preparação de luxo, já que o óleo era um ingrediente caro e apenas os mais ricos tinham acesso em quantidade para fritar.

Ilustração japonesa comendo tempura

Naquela época, o país encontrava-se em guerra civil e os portugueses forneciam materiais para os japoneses. Além de balas, chegavam receitas e outros ingredientes, assim como sabão e tabaco. A receita original dos portugueses era uma vagem empanada.

Então, no período Edo os japoneses tiveram acesso ao óleo vegetal e de gergelim, além de novas técnicas mais baratas de produção. O tempura se tornou uma refeição popular entre todos. A receita do empanado ganhou adaptação japonesa e eles fizeram uma massa mais leve.

Ele era vendido em barraquinhas e não era feito no cotidiano. Além disso, era tratado apenas como um lanche e vendido em espetinhos.

Imagem de barraquinha de tempura no período Edo

Barraca de tempura

Aos poucos ele passou a ser acrescentado a outras preparações tradicionais e se tornou mais popular.

Foi no período Meiji que começaram a surgir restaurantes especializados com estabelecimentos populares e refinados. No Japão, alguns usam farinha especial e óleo de farelo de arroz.

Dicas

tempura de camarão

É importante cortar os ingredientes de maneira uniforme e de tamanhos iguais. Dessa forma, eles fritarão de maneira proporcional e sem partes cruas. Além disso, costuma-se manter pedaços grandes para que ele frite por inteiro e mantenha seu sabor.

O melhor molho para acompanhar o tempura é feito com shoyu, mirin e dashi. É comum servir com rabanete para amenizar a oleosidade na boca.

Leia também

Depachika: comidas deliciosas nas lojas de departamento subterrâneas

Aprenda a fazer receita de tempura de sorvete

Ebi furai: aprenda receita de camarão frito japonês

Os melhores locais para provar tempura são as feiras ao ar livre, mercados de peixe ou em restaurantes tempura-ya. Nesse último tipo, um chef prepara os tempuras na frente das pessoas e serve fresco. Nesses locais, a média de preço é de 5.000 ienes.

Izakayas e outros restaurantes servem como acompanhamento com preços entre 600 a 2.000 ienes. Já nas lojas de departamento depachika, ele custa mais barato entre 100 a 400 ienes por pedaço.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link