Kinako: farinha de soja torrada usada em substituição ao açúcar

Kinako é um ingrediente fundamental da culinária japonesa e usada para fazer doces. A farinha de soja torrada tem todos os benefícios da soja, é rica em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e cálcio principalmente.

Kinako

Farinha de soja torrada

É um alimento funcional com benefícios comprovados cientificamente. O kinako ajuda a reduzir níveis de colesterol, pois forma um gel no estômago que gruda com gorduras para ser expelido pelas fezes.

Essa fibra de alta qualidade auxilia na digestão, boa para quem sofre de constipação e as isoflavonas ajudam quem passa pela menopausa.

Na culinária ocidental pode ser usada na massa para fazer bolos e tortas. Nesse caso, é só substituir um pouco da farinha de trigo pelo kinako. Ainda pode ser usada em vitaminas e bebidas em geral. Fica muito gostoso.

O açúcar refinado chegou ao Japão no século 16 e só ficou disponível para todos no século 19. Por muitos anos, o açúcar era uma especiaria cara e por isso os japoneses usavam kinako já que ele adocicava (lembra manteiga de amendoim) levemente as receitas, além de ser mais saudável.

Ele não é tão doce, quanto o açúcar, mas é uma questão de tempo até acostumar o paladar. Para quem está de dieta é uma ótima pedida para fazer doces e deixar menos calórico.

Na confeitaria oferece além do sabor, uma textura interessante. Misturado com creme fica uma delícia causando um constraste na boca.

Leia também

Doce para festas: receita de mochi recheado com sorvete

Tsujiura senbei: biscoito da sorte é invenção japonesa

Wagashi: 7 doces tradicionais do Japão que você tem que provar

No Japão, é usado no warabi mochi, no sorvete, mochi, daifuku, botamochi, kuzumochi, dango, kakigori (raspadinha), em rocamboles, bolos e até no café. Experimente adoçar o café com kinako e um pouco de leite.

Fontes: Amaral, V.M.G, et al. A importância da soja como alimento funcional para qualidade de vida e saúde. 2006, Unicamp./Artigo da Emprapa (soja na alimentação humana).

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Kinako
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link