Yakudoshi: as idades de má sorte e das calamidades

Yakudoshi é uma superstição da era Heian (794-1185) em que existem certas idades de má sorte.

Acredita-se que tenha surgido da cosmologia japonesa (onmyodo) baseados na crença chinesa de ying e yang onde deve haver equilíbrio. Portanto, se existe sorte, o azar também e todos devem aceitar.

Yakudoshi

Para os homens, as idades de má sorte são 25, 42 e 61. Já para as mulheres, 19, 33 e 37. No entanto, ao longo dos anos, essas idades foram mudando e de acordo com o templo ou santuário, elas podem variar. Por exemplo, no período Heian eram 13, 25, 37, 49, 61, 73, 85 e 97.

A tendência é que haja infelicidade e dificuldades nos anos yakudoshi. Por isso, as pessoas tendem a ser mais cautelosas com seus atos e evitam tomar decisões importantes.

Além disso, o ano anterior (maeyaku) e posterior (atoyaku) ao yakudoshi também são consideradas épocas perigosas e de calamidade. Por isso, muitos visitam templos e buscam rezar para pedir proteção, além de fazer rituais de purificação.

Cerimônia purificação

Durante os festivais de verão, os homens de 42 anos (yakudoshi) voltam para suas cidades natal para carregar os mikoshi em um ritual tradicional.

Essas idades são consideradas de transição na vida dos japoneses. Mas a idade 42 é duplamente problemática. 4 é shi e 2 é ni (shini) e pode ser interpretado como morte. Para as mulheres, a idade crítica é aos 37.

Os anos yakudoshi são considerados favoráveis a aparecimentos de doenças, azar em vários campos da vida e propenso a atritos e brigas com amigos e familiares.

Leia também

Shichifukujin Meguri: a peregrinação dos 7 deuses da sorte em Tokyo

Ehomaki é sushi gigante da sorte no Japão

Rokuyo – a superstição japonesa que diz quais são dos dias da sorte no Japão

Guia de omamori: confira 8 tipos de amuletos japoneses

Templo budistas oferecem a cerimônia yakuyoke e santuários shintos oferecem yakubarai. São rituais para remover a má sorte e custa em média 5.000 ienes. É considerado um tipo de exorcismo e nos anos de azar vivem lotados.

No Japão, apesar de não ser regra, sempre tem alguém com uma história tenebrosa envolvendo yakudoshi. Por isso, os japoneses tomam cuidado extra e seguem seus rituais religiosamente.

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link