Em meio ao surto do vírus COVID-19, uma fake news sobre a falta de papel higiênico espalhadas nas redes sociais levaram os japoneses ao pânico e lojas e farmácias ao caos.
O caso foi parecido com a real falta de papel higiênico de 1973 quando houve falta desse item básico e realmente aconteceu no Japão. Então, muitas pessoas passaram apertos nessa época e se desesperaram criando uma rede de desinformação.
Os rumores falavam da escassez de papel higiênico no Japão devido a queda das importações de produtos da China.
Estoque acabou em 1 hora
Em uma farmácia da cidade de Kumamoto, província de Kyushu, as fake news levaram o estoque do comércio ao fim em aproximadamente uma hora.
O fenômeno também foi registrado na região de Kansai, Yokahoma e Tokyo. Filas gigantes foram formadas para comprar papel higiênico e outros itens de higiene básicas.
Não são da China
Apesar do suprimento de máscaras realmente ter acabado, os papéis higiênicos que abastecem o país são feitos por empresas japonesas.
Não precisa estocar
De acordo com oficiais do governo, industrias e as associações de produtores do segmento do Japão afirmam que não há necessidade em estocar papel higiênico, pois a produção é perfeitamente suficiente para o mercado interno.
Os rumores nas redes sociais
Na era da pós-verdade (eleita a palavra do ano de 2016 pela Oxford Dictionaries), fake news influenciam eleições e alteram a ordem social no mundo inteiro.
Desconfiados da capacidade do país em fornecer itens de higiênie básicas a população, muitos japoneses escreveram no Twitter: “Após a escassez de desinfetantes e máscaras, aparentemente o papel higiênico deve acabar” com uma foto de uma prateleira vazia.
Boatos
Boatos mais sofisticados diziam nas redes sociais que a matéria-prima para fabricar papel higiênico é a mesma para fabricar máscaras.
O raciocínio elaborado foi que com o aumento da produção de máscaras, a produção de papel higiênico cairia consideravelmente.
Materiais diferentes
No entanto, o Japão faz seu papel higiênico com celulose e outras matérias primas que são materiais completamente diferentes dos utilizados para produzir máscaras.
Leia também
- Coronavírus: Veja a taxa de mortalidade do COVID-19 por idade, sexo e doenças pré-existentes
- 1973: o ano da crise do papel higiênico no Japão
- Fatos e mitos sobre o Coronavírus COVID-19
Em momentos de crise, a busca desenfreada para estocar mantimentos gera o caos social e muitas pessoas acabam prejudicadas por causa do medo e do desespero.
Fontes: Japan Times, Kyodo News e Manichi.