O bolo chiffon é diferente do pão de ló esponjoso (kasutera), pois é mais fofo, úmido e alto com origens nos Estados Unidos.
É usado na confeitaria japonesa por conta das influências ocidentais e base de muitos doces lá. É perfeito para comer puro ou servido com merengue.
Receita de bolo chiffon
Você precisará de uma forma com 20 cm e 8 ‘’ de diâmetro de partes removíveis.
Ingredientes
5 gemas de ovos;
50 gramas de açúcar granulado;
80 ml de óleo vegetal;
100 ml de leite (integral de sua preferência);
120 gramas de farinha de trigo;
1 colher de sopa de fermento em pó;
Açúcar de confeiteiro;
Leia também
- Fatos curiosos do bolo de Natal no Japão
- Aprenda a fazer massa do tradicional bolo japonês kasutera
- Segredos para fazer um tonkatsu perfeito
Modo de preparo
Bata as gemas com um fouet, adicione os 50 gramas de açúcar granulado e misture bem. Adicione os 80 ml de óleo vegetal e misture. Depois, coloque os 100 ml de leite e mexa bem.
Peneire a farinha de trigo e o fermento juntos. Agora peneire de novo na tigela com os líquidos. Misture até a massa ficar lisa e sem pelotas.
Transfira a massa para o molde e mexa a massa com um palito de madeira para tirar bolhas de ar. Bata o molde na mesa para remover todo o ar da massa.
Coloque no forno pré aquecido a 170 graus por 50 minutos. Ele é um bolo alto, então para que não encolha deixe esfriando de cabeça para baixo em uma grade ou grelha.
Depois de esfriar desenforme o bolo com ajuda de uma espátula. Quando servir, salpique o açúcar de confeiteiro por cima e sirva o merengue junto em um prato.