Taro Aso é vice primeiro-ministro e ministro das finanças, mas também é conhecido por suas declarações duvidosas e gafes no Japão. Devido a pandemia do coronavírus, especulações surgiram quanto ao cancelamento das Olimpíadas de Tokyo 2020.
Segundo reportagem do The Guardian, ele afirmou ao comitê que as Olimpíadas carregam uma maldição. Segundo Aso, a cada 40 anos acontece alguma coisa no mundo que acaba arruinando o evento esportivo.
Maldição das Olimpíadas?
O Japão planejava sediar os jogos olímpicos de inverno e verão em 1940, mas foi arruinada pela segunda guerra mundial. Os eventos tiveram que ser cancelados.
40 anos depois países como Estados Unidos, China e Japão boicotaram as Olimpíadas de Moscou em protesto a invasão soviética ao Afeganistão. Em 2020 outro ciclo de 40 anos se completa.
“É um problema que ocorre a cada 40 anos – é a maldição das Olimpíadas e isso é um fato”
Segundo declarações dos oficiais japoneses e o comitê, o evento esportivo acontecerá no Japão como previsto. No entanto, a especulação continua com críticas a decisão.
Kaori Yamaguchi um judoca medalhista que ganhou bronze nas Olimpíadas de 1988 e faz parte do Comitê Olímpico do Japão pediu que os jogos fossem cancelados.
Afinal, os atletas não estão conseguindo se preparar adequadamente devido a pandemia de coronavírus, segundo declarou ao Nikkei.
“Até onde eu sei, atletas dos Estados Unidos e Europa estão impedidos de treinar normalmente e terminar os jogos classificatórios”
Kentaro Itawa, um infectologista especialista que inspecionou o navio Diamond Princess também disse que o evento deveria ser cancelado.
Declarações polêmicas
Quanto a fala de Taro Aso, ele é conhecido por fazer declarações polêmicas e discutíveis. É dele o comentário de que a culpa pelo declínio populacional seja das mulheres sem filhos no Japão. De tempos em tempos, aparece nos jornais por conta de seus comentários desmedidos.