COVID-19 esvazia trens-bala, rodovias e aeroportos no feriado de Golden Week

O temor de contaminação do coronavírus deixou trens-bala e vias expressas abandonadas no primeiro dia do feriado prolongado de Golden Week no sábado, já que o ritmo de infecção no Japão ainda não mostrou sinais claros de desaceleração.

Segundo as operadoras, a maioria dos trens-bala que deixaram a estação de Tóquio estavam 90% vazios, apesar do feriadão japonês, tradicionalmente um dos períodos mais movimentados do ano para a indústria do turismo.

Enquanto isso, o governo metropolitano de Tóquio registrou 103 novas infecções por coronavírus no sábado, elevando o número total de infecções na capital para 3.836.

Shinkansen

“O trem está vazio como se o vagão inteiro estivesse reservado somente para mim”, disse uma mulher de 43 anos quando embarcou em um trem na estação de Tóquio para ir a Nagoya ver seus pais.

“Trabalho no setor financeiro e a Golden Week é a única vez em que posso voltar para casa”.

Um trem Yamagata Shinkansen, que conecta Tóquio às cidades do nordeste, partiu no sábado de manhã sem passageiros a bordo, reportou a East Japan Railway Co..

Vias expressas Kōsoku Dōru

Enquanto isso, a área de serviço de Ebina na Tomei Expressway, na periferia oeste de Tóquio, estava quase vazia, e havia pouco ou nenhum congestionamento nas vias expressas de todo o país, segundo as operadoras.

Aeroportos

As companhias aéreas também reduziram drasticamente seus serviços, com 88% dos vôos domésticos e 97% dos vôos internacionais cancelados durante a semana de férias.

COVID-19 Golden Week

O estado de emergência do Japão, declarado em 7 de abril para Tóquio, Osaka e cinco outras prefeituras densamente povoadas, foi expandido para todo o país em 16 de abril.

Sob o estado de emergência vigente até o último dia da Golden Week, em 6 de maio, os governadores das prefeituras podem tomar medidas extremas para impedir a propagação do vírus, já que o governo central visa uma redução de 80% no contato entre pessoas.


Leia também


No entanto, algumas lojas de varejo e instalações recreativas começaram a ver um aumento no número de visitas, apesar da solicitação de ficar em casa, forçando os líderes locais a pedir aos residentes que façam esforços adicionais para limitar seus passeios.

Quarta-feira, dia 29 de abril, será o primeiro feriado nacional durante o período da Golden Week deste ano, mas o governo metropolitano de Tóquio está pedindo às empresas que implementem um feriado de 12 dias a partir de sábado para impedir que seus funcionários trabalhem nos escritórios.

Até sábado, o Japão confirmou mais de 13.800 casos de infecção por coronavírus e 371 mortes como resultado do COVID-19.

Fonte: Japan Today

COVID-19 Golden Week

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link