Assista online à peça de bunraku, teatro de bonecos, dos 47 samurais

Assista no Youtube à peça de bunraku dos 47 samurais! Obtenha informações sobre a peça e os links de onde ver lendo o post!

Atualmente a Internet está explodindo com entretenimento que visa manter todos nós sãos enquanto estivermos em quarentena. Uma simples pesquisa no Google o levará para sites com mangás gratuitos, apresentações musicais ao vivo, festas online, tours virtuais em museus, entre outros.

Se seus interesses se inclinam mais para o lado tradicional do entretenimento, a famosa peça de bonecos bunraku do Teatro Nacional Bunraku, ‘Kanadehon Chuushingura’ (The Treasury of 47 Loyal Retainers), agora está sendo transmitida gratuitamente pelo canal oficial do Teatro Nacional de Tóquio, no Youtube!

Bunraku (文楽) é uma forma tradicional japonesa de manipulação de marionetes, que foi fundada em Osaka por volta do final dos anos 1600. A performance recebeu o nome do marionetista Uemura Burakuken, que efetivamente ajudou a reviver o teatro tradicional durante o século XVIII.

A peça de bunraku que está sendo exibida no canal do YouTube, Kanadehon Chuushingura, é baseada em uma versão fictícia da famosa história dos 47 samurais. A peça de 11 atos foi originalmente composta em 1748 e permanece como uma das peças mais populares do Japão desde então. Devido ao grande sucesso da peça, ela foi adaptada para diversas outras mídias, como kabuki, cinema, TV, jogos, etc.

Fatos históricos e a lenda

A lenda dos 47 rōnin (四十七士 Shi-jū Shichi-shi, Yon-jū Nana-shi), ou 47 samurais, é uma história japonesa, considerada como lenda nacional por vários estudiosos. Diz-se que este evento aconteceu aproximadamente entre 1701 e 1703. É a lenda mais famosa do código de honra Samurai, o Bushidō.

A história conta que um grupo de samurais (exatamente 47) foram forçados a se tornarem rōnin (浪人, samurais sem um senhor), depois que seu daimyō (senhor feudal), Asano Naganori,  foi obrigado a cometer seppuku (ritual suicida) por ter agredido um alto funcionário judicial nomeado Kira Yoshinaka, em uma sede do governo. Os rōnin elaboraram um plano para vingar o seu daimyō, que consistia em matar Kira Yoshinaka e toda sua família. Os 47 rōnin esperaram cerca de um ano e meio para não despertarem qualquer suspeita entre a justiça japonesa. Após o assassinato de Kira, se entregaram à justiça e foram condenados a cometer seppuku. Esta lendária história tornou-se muito popular na cultura do Japão, porque mostra lealdade, sacrifício, persistência e honra que as boas pessoas devem preservar em sua vida cotidiana.


Leia também


Quase imediatamente após os trágicos eventos, um espetáculo de kabuki foi realizado, mas caiu no desgosto das autoridades que rapidamente interromperam a apresentação. Três anos depois, o dramaturgo Chikamatsu Monzaemon escreveu um roteiro para uma apresentação de fantoches de três atos que colocou os eventos no século XIV, encobrindo o vínculo com a tragédia recente. O encobrimento funcionou e outros três anos depois, a primeira versão de Kanadehon Chuushingura foi realizada na região de Kansai, onde imediatamente ganhou popularidade.

A peça Kanadehon Chuushingura

Recontando os eventos de 1703, a performance se concentra nos temas lealdade e vingança. Os 47 samurais do senhor En’ya (o nome que substitui Asano Naganori para não chamar a atenção da censura quando a peça foi realizada pela primeira vez) juram vingança contra Lord Moronao (renomeado na peça pela mesma razão que a de Asano) pela morte de seu senhor.

Os eventos da peça e da vida real inspiraram inúmeras performances e exibições em ópera, cinema e televisão, literatura e gravuras em xilogravura.

Xilogravura do Ato V

Participando do movimento #fiqueemcasa, o Teatro Nacional Bunraku está transmitindo todos os 11 atos desta história baseada nos 47 samurais no seu canal de YouTube.

Tudo isso foi possível graças as comemorações do 39º aniversário do Teatro Nacional Bunraku em 2019, pois foi gravada a performance completa de Kanadehon Chushingura na ocasião. Agora, por causa da crise, eles disponibilizaram a exibição gratuitamente até 1º de junho. Então corra para assistir!

Após o surto de COVID-19, o Teatro Nacional Bunraku rapidamente interrompeu as operações e cancelou todas as apresentações ao vivo. Movendo-se para plataformas online, o teatro transmitiu gravações da peça Kabuki, ‘Yoshitsune Senbon Zakura’, que ficou disponível por tempo limitado no canal até o dia 30 de abril. Após o upload da peça de kabuki, o teatro também forneceu acesso a um tour virtual da exposição de máscaras e figurinos de Noh, que estará disponível online até o dia 1º de junho também.

Parece que o teatro continuará disponibilizando performances na plataforma online por mais algum tempo. Para descobrir o que virá a seguir, fique de olho no canal. Há mais peças já disponíveis por lá.

Kanadehon Chuushingura atos 1-4

Kanadehon Chuushingura atos 5-7

Kanadehon Chuushingura atos 8-11

Fontes:  Grape, Wikipédia

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link