A Gripe Espanhola e o Japão: veja aqui um pouco dessa história

De tempos em tempos o mundo é atingido por algum vírus. Esse foi o caso da Gripe Espanhola e que também teve suas relações com o Japão.

A Gripe Espanhola matou um número maior de pessoas do que na I Guerra Mundial. Além disso teve um tempo de duração de quase 3 anos.

Mas, vale ressaltar, que mesmo tendo esse nome, a gripe não veio da Espanha, até hoje não se sabe ao certo a sua origem.

Como ela atingiu boa parte do planeta, também alcançou o Japão e os japoneses que migravam para o Brasil neste momento em busca de melhores oportunidades nas fazendas de São Paulo e Paraná, principalmente.

A relação da gripe espanhola e o Japão

Desde aquele época, no começo do século XX, o Japão adotou uma medida para conter a expansão do vírus da Gripe Espanhola: o uso de máscaras.

Sendo assim, muitas pessoas acabaram não pegando a gripe simplesmente com o uso desse objeto. Este é um hábito que é usado até hoje pelos japoneses quando estão diante de uma epidemia, como também quando estão resfriados para não transmitirem a doença para outras pessoas.

Acredita-se que somente em Fukuoka, a doença, mesmo com essas medidas de precaução, atingiu quase 600 mil pessoas em somente um mês, sendo que o primeiro caso foi detectado em outubro de 1918.

Dessa maneira, outras medidas foram tomadas. O governado de Fukuoka também delimitou o distanciamento social, cobrir o rosto em caso de tosse, deixar as janelas abertas para a circulação do ar entre outras medidas.

Entretanto, mesmo diante dessas medidas, a doença só começou a ter uma diminuição da taxa de contaminação em 1920.

Assim, a estimativa é de que quase 500 mil japoneses perderam a vida por conta da gripe espanhola.

Portanto, mesmo diante de novas epidemias e pandemias que aparecem pelo mundo o Japão sempre tenta aprender algumas lições de outras doenças que passaram.

Essa é uma das maneiras pela qual o país tenta aumentar a sua eficiência no combate a outras doenças e também cuidar de sua população.


Leia também:


A Gripe Espanhola e os imigrantes japoneses no Brasil

A gripe espanhola também atingiu inúmeros japoneses que acabavam de chegar no Brasil.

Isso porque, a gripe tanto atingiu as terras brasileiras, como também muitos japoneses já vinham infectado nos barcos, propagando ainda mais a doença.

Assim, são comuns os relatos em famílias de imigrantes de parentes que acabaram morrendo por conta do vírus.

Além disso, a doença tendia a ser ainda mais complicado quando se somava as questões sociais. Os japoneses tinham acabado de chegar em uma terra com outros costumes e com outro idioma, o que tornava ainda mais difícil solicitar qualquer ajuda.

Sendo assim, por mais que muitos tenham tentado vir ao Brasil para fazer uma nova vida e conseguir dinheiro, acabaram morrendo diante da Gripe Espanhola.

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link