Japonês de apenas 16 anos desenvolveu app para combater o novo coronavírus

Um app para combater o novo coronavírus desenvolvido por um jovem de apenas 16 anos tem ajudados os japoneses na luta contra a pandemia.

O app funciona de maneira simples, porém eficiente, para que as pessoas consigam saber adequadamente como deve ser o distanciamento social e com quem deve entrar em contato no caso de contrair o vírus.

Assim, veja aqui maiores informações sobre o funcionamento do aplicativo e também sobre a genialidade desse jovem japonês.

Syu Kato, o jovem japonês responsável pelo app para combater o novo coronavírus

Kato é um jovem considerado normal, que adora andar de skate e ouvir músicas. Entretanto, ele também possui um alto conhecimento sobre programação.

Desde a quinta série o jovem já estuda programação, quando projetou um aplicativo de matemática para fazer divisão. Um ano depois desenvolveu um programa que faz relatórios de livros.

Em 2017, o jovem já tinha ganho um prêmio da fundação Mitou de “super criador” por ter inventado um código que simplifica  a escrita da linguagem das páginas para a internet e que fazia com que até mesmo as crianças possam fazer programação.


Leia também:


Asiato: o app para combater o novo coronavírus

Assim, a nova invenção de Kato é o Asiato, o aplicativo pode ser baixado na Apple Store e possui um funcionamento relativamente simples. Entretanto, ele é fundamental para que se tome rapidamente as medidas necessárias no caso de alguém ser diagnosticado com o novo coronavírus.

O Asiato funciona por meio do monitoramento dos passos de cada usuário. Ao mesmo tempo, também funciona como um diário em que há o controle de todos os locais que uma pessoa vai todos os dias.

Sendo assim, se você foi na padaria na segunda-feira de manhã e a tarde na casa de um amigo; na terça foi na casa de um parente, depois foi a um restaurante entre outras coisas, tudo ficará registrado no aplicativo.

Cada endereço também estará salvo para que você saiba detalhadamente por onde passou.

Bom, mas você pode estar se perguntando por que isso é importante para o combate ao novo coronavírus?

E essa foi a grande resposta do jovem japonês. Ao saber todos os passos que uma pessoa deu nos últimos dias, caso ela contraia o coronavírus, ele apoderá entrar em contato com todas as pessoas que este próximo.

Ou seja, as pessoas poderão ir às clínicas e aos hospitais para fazer o tratamento e assim descobrir se estão ou não com a doença o quanto antes possível.

Ao mesmo tempo, as pessoas também podem informar ao governo por onde passaram para que seja detectados novos pontos da doença.

Segundo Kato, esse é um aplicativo que pode ser usado no mundo inteiro, visto que, a tendência é a economia abrir o quando antes para que o mercado possa se recuperar.

Além disso, todos os dados que são coletados ficam guardados no celular, não sendo compartilhados automaticamente. Logo, além de tudo, há uma garantia da privacidade.

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link