Dia dos namorados no Japão: existe? Como é?

A resposta para a primeira perguntar é sim, existe dia dos namorados no Japão. Porém, a data é comemorada de maneira bem diferente do que no Brasil.

No Japão, a data sofreu influência dos Estados Unidos. Por conta disso, não é comemorada no dia 12 de junho, como fazem os brasileiros, mas no dia 14 de fevereiro, que é o Valentine’s Day.

Assim, veja aqui mais algumas das curiosidades e da data. E não pense que ela é semelhante com o que se comemora em outros países. Ao contrário, os japoneses possuem muitas singularidades para comemorar o dia dos namorados.

Dia dos namorados no Japão: as mulheres que devem presentear

Uma das primeiras questões que são conflitantes com o Brasil, é que no Japão somente as mulheres devem presentear os rapazes.

Enquanto os brasileiros e brasileiras trocam presentes, ou saem para jantar, no Japão é preciso seguir uma certa tradição em somente as mulheres dão chocolates para os namorados ou para quem gostam.

Mas, não pensem que é somente chocolate que elas podem dar. Estamos muito acostumados a pensar somente neste presente quando se trata de falar da data no Japão, principalmente porque os mangás e animes retratam muito bem essa cultura. Entretanto, é possível que as meninas presenteiem de outras maneiras.

Mesmo assim, com a possibilidade das meninas presentearem de outras maneiras, o chocolate ainda permanece sendo um presente fundamental, obrigatório e mais significativo.


Leia também:


Os desdobramentos do dia dos namorados no Japão: o White Day

No Brasil, o dia dos namorados é comemorado apenas no dia 12 de junho. Entretanto, no Japão a data ainda se desdobra em outra comemoração, no White Day, em 14 de março.

Exatamente um mês depois do Valentine’s Day, chega o momento em que os homens e meninos devem retribuir os presentes que ganharam anteriormente.

E, novamente, o presente mais comum é o chocolate. Porém, acredita-se que nesse dia o homem deve dar um chocolate que tenha o valor de 3 vezes a mais do que ele recebeu.

Sendo assim, ele não pode tentar fazer qualquer tipo de economia, mas presentear a menina com algo muito mais caro para que não se torne ofensivo de alguma maneira.

Um pouco da história do dia dos namorados no Japão

Essa data nem sempre existiu no calendário japonês. No decurso da Era Showa, que foi da década de 1920 até a década de 1980, que a data passou a ser comemorada.

Entretanto, a cultura de presentear com chocolate só se consolidou na década de 1970 quando uma importante fabricante de chocolates japonesa passou a investir na data.

Assim, desde então, o dia dos namorados e o White Day são momentos em que a economia japonesa vinculada aos chocolates sofre uma maior procura. Ao mesmo tempo, tornou-se uma maneira dos casais de namorados, bem como os jovens com seus amores platônicos demonstrarem seus sentimentos.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link