Kakigōri é um dos doces favoritos dos japoneses no verão. Ele pode ser facilmente encontrado pela rua.
Afinal de contas, diante das altas temperaturas que fazem no país durante a estação, essa rapadinha com ótimos sabores é uma ótima medida para refrescar.
Assim, conheça um pouco mais sobre essa sobremesa e quais são os seus tipos.
A história do Kakigōri
Acredita-se que esse doce foi inventado no Japão no período Heian (794-1185) a partir da rapagem dos blocos de gelo que eram guardados e servidos para a aristocracia japonesa durante o verão.
Apesar de ser antigo, o Kakigōri só se tornou popular no século 19, quando o gelo passou a ser distribuído para as pessoas no verão para combater o calor.
E acredita-se que a primeira loja especializada somente nessa sobremesa foi fundada em 1869 na cidade portuária de Yokohama.
Por conta de seu sucesso com o paladar japonês, existe até mesmo um dia para celebrar o Kakigōri, que é em 25 de julho.
O Kakigōri hoje
Antigamente, para se fazer essa rapadinha, usava-se uma máquina com manivela para girar o bloco de gelo que era raspado com uma lâmina de barbear. Muitos dos vendedores, hoje em dia, já utilizam um barbeador elétrico, mas ainda é possível encontrar aqueles que fazem da maneira tradicional.
Assim, esse gelo puro, normalmente, é feito de água mineral e é temperado para que atinja a temperatura adequada para se fazer essa rapagem.
Os sabores
No Japão, entre os sabores mais populares estão o de morango, cereja, limão, uva, melancia, ameixa doce, e, o mais estranho para os ocidentais, o sabor de chá verde.
Em muitas lojas ainda é possível encontrar o doce em outras cores, já que são coloridos artificialmente com xaropes. Uma opção que também é utilizada para adoçar o Kakigōri é jogar por cima dele leite condensado.
Leia também:
- Kinako: farinha de soja torrada usada em substituição ao açúcar;
- Sorvete japonês: top 10 marcas populares para provar;
- Descubra qual comida japonesa é perfeita para você de acordo com o signo.
Os tipos de Kakigōri
Existem alguns tipos de Kakigōri mais tradicionais no Japão, como os mencionados a seguir. Entretanto, hoje em dia também é possível adicionar outros ingredientes que um cliente queira.
Por exemplo, junto com a sua raspadinha, você pode adicionar uma bola de sorvete para deixar ainda mais refrescante. Ou também pode adicionar tubinhos de waffer para dar maior crocância e outros sabores ao doce.
Shirokuma
Esse é um tipo de Kakigōri feito a partir da rapagem do gelo e que contem leite condensado., além de ter pequenos mochis coloridos, frutas e pasta de feijão.
Ujikintoki
Esse é o famoso Kakigōri que foi inventadona província de Kyoto. Ele é feito com pasta de feijão vermelha. É um dos sabores favoritos dos japoneses e pode ser encontrado com facilidade em qualquer lanchonete durante o verão.
Yakigori
Esta é uma versão mais voltadas aos adultos. Isso porque, ao invés de corantes, o que dá cor e sabor é um conhaque que é jogado por cima da rapadinha e então é acesa uma chama para que se possa ver o seu interior.
Normalmente ele pode ser feito com grutas, sorvete e caramelo.