Kakigōri: conheça as refrescantes raspadinhas japonesas com sabores inusitados

Kakigōri é um dos doces favoritos dos japoneses no verão. Ele pode ser facilmente encontrado pela rua.

Afinal de contas, diante das altas temperaturas que fazem no país durante a estação, essa rapadinha com ótimos sabores é uma ótima medida para refrescar.

Assim, conheça um pouco mais sobre essa sobremesa e quais são os seus tipos.

A história do Kakigōri

Acredita-se que esse doce foi inventado no Japão no período Heian (794-1185) a partir da rapagem dos blocos de gelo que eram guardados e servidos para a aristocracia japonesa durante o verão.

Apesar de ser antigo, o Kakigōri só se tornou popular no século 19, quando o gelo passou a ser distribuído para as pessoas no verão para combater o calor.

E acredita-se que a primeira loja especializada somente nessa sobremesa foi fundada em 1869 na cidade portuária de Yokohama.

Por conta de seu sucesso com o paladar japonês, existe até mesmo um dia para celebrar o Kakigōri, que é em 25 de julho.

O Kakigōri hoje

Antigamente, para se fazer essa rapadinha, usava-se uma máquina com manivela para girar o bloco de gelo que era raspado com uma lâmina de barbear. Muitos dos vendedores, hoje em dia, já utilizam um barbeador elétrico, mas ainda é possível encontrar aqueles que fazem da maneira tradicional.

Assim, esse gelo puro, normalmente, é feito de água mineral e é temperado para que atinja a temperatura adequada para se fazer essa rapagem.

Os sabores

No Japão, entre os sabores mais populares estão o de morango, cereja, limão, uva, melancia, ameixa doce, e, o mais estranho para os ocidentais, o sabor de chá verde.

Em muitas lojas ainda é possível encontrar o doce em outras cores, já que são coloridos artificialmente com xaropes. Uma opção que também é utilizada para adoçar o Kakigōri é jogar por cima dele leite condensado.


Leia também:


Os tipos de Kakigōri

Existem alguns tipos de Kakigōri mais tradicionais no Japão, como os mencionados a seguir. Entretanto, hoje em dia também é possível adicionar outros ingredientes que um cliente queira.

Por exemplo, junto com a sua raspadinha, você pode adicionar uma bola de sorvete para deixar ainda mais refrescante. Ou também pode adicionar tubinhos de waffer para dar maior crocância e outros sabores ao doce.

Shirokuma

Esse é um tipo de Kakigōri feito a partir da rapagem do gelo e que contem leite condensado., além de ter pequenos mochis coloridos, frutas e pasta de feijão.

Ujikintoki

Esse é o famoso Kakigōri que foi inventadona província de Kyoto. Ele é feito com pasta de feijão vermelha. É um dos sabores favoritos dos japoneses e pode ser encontrado com facilidade em qualquer lanchonete durante o verão.

Yakigori

Esta é uma versão mais voltadas aos adultos. Isso porque, ao invés de corantes, o que dá cor e sabor é um conhaque que é jogado por cima da rapadinha e então é acesa uma chama para que se possa ver o seu interior.

Normalmente ele pode ser feito com grutas, sorvete e caramelo.

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link