Conheça a Colina de Buda do arquiteto japonês Tadao Ando

Já ouviu falar na Colina de Buda (Hill of Buddha, em inglês)? Conheça um pouco desta que pode ser chamada de obra de arte a céu aberto.

Normalmente, um cemitério não estaria em uma lista de locais recomendados, mas sabemos que há diversos cemitérios mundo afora que são pontos turísticos famosos, seja por causa da arte ou pelas celebridades ali enterradas. No caso do Cemitério Makomanai Takino, em Hokkaido, temos a primeira opção como motivo. O cemitério é um dos lugares mais inspiradores que você poderia visitar.

Localizado nos arredores de Sapporo, um grande Buda de pedra de 13,5 metros ocupa a extensa paisagem campestre. Todas as 1500 toneladas dele ficaram ali sozinhas por 15 anos. Mas quando o cemitério decidiu que queria fazer algo para aumentar a apreciação dos visitantes pelo Buda, alistou então o renomado arquiteto japonês Tadao Ando, ​​o qual teve uma grande e ousada ideia: esconder a estátua.

“Nossa ideia era cobrir o Buda logo abaixo da cabeça com uma colina de lavandas”, disse Ando.

De fato, ao se aproximar da “Colina de Buda”, a estátua é em grande parte oculta por uma colina de 150.000 pés de lavanda. Somente o topo da cabeça da estátua sai da rotunda, criando uma conexão visual entre as lavandas e os cachos de cabelo na cabeça da estátua.


Leia também


Ao entrar, os visitantes são obrigados a desviar para a esquerda ou para a direita e caminhar em torno de um lago retangular antes de entrar em um túnel de aproximadamente 40 metros de comprimento.

A jornada é um lembrete constante do clima, da brisa e da luz, e trabalha em conjunto para aumentar a antecipação da vista completa da estátua, que só é visível quando você chega ao fim do túnel.

Ali, junto a estátua, você encontrará um templo budista muito moderno00 para dedicar orações.

Em qualquer época do ano, os visitantes terão uma experiência diferente. As 150.000 lavandas “ficam verdes na primavera, roxas no verão e brancas com a neve no inverno”. É realmente uma obra milagrosa de arte ambiental.

É um pouco difícil de chegar no Cemitério Makomanai, mas vale o esforço. Se você tem carro, fica a cerca de 30 minutos do centro de Sapporo. Você também pode pegar um metrô da estação Sapporo para a estação Makomanai e depois embarcar no ônibus nº 2 ou nº 3.

Assista a um vídeo tour até a estátua

Fonte: Spoon&Tamago

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link