JR East redesenha seus 78 carimbos das estações de trem de Tóquio

Os carimbos das estações de trem, conhecidos como eki stamps (eki no sutanpu), são um fenômeno exclusivamente japonês que remonta formalmente ao início dos anos 1930. As estações de trem criariam seus próprios carimbos, geralmente com base em pontos de referência locais, e os colocariam à disposição dentro da estação para que quem passasse pudesse carimbar seus “passaportes”.

Carimbos anteriores. Crédito da imagem: Japangasm

O sistema deu origem a um subgênero inteiro de entusiastas que viajavam colecionando selos. Hoje é possível encontrar esses carimbos não só nas estações, mas em praticamente todos os pontos turísticos do Japão. É uma verdadeira mania colecionar carimbos dos lugares visitados.

Geralmente os locais para coletar os selos ficam perto das máquinas de venda de tickets ou perto do centro de informações da estação.


Leia também


Agora os oshi-tetsu (como é chamado o colecionador de carimbos. Sim, há um nome para isso!), assim como outros fãs das linhas de trem, têm algo novo com o qual se empolgar. Pela primeira vez em 17 anos, a JR East redesenhou os carimbos das 78 estações de trem das 11 linhas do centro de Tóquio.

Os novos designs dos eki stamps apresentam um único kanji do nome de cada estação e são inspirados na tradição japonesa de brasões de família. Os kanji também incorporam símbolos de pontos de referência associados a cada estação. O carimbo da estação de Tóquio, por exemplo, apresenta o kanji 東 (to) junto com uma ilustração da estação icônica e recém-restaurada. A estação de Nippori, por sua vez, conhecida por seus gatos de rua, apresenta o kanji 暮 (po) junto com um felino. Os novos selos também são amigáveis ​​aos estrangeiros e incluem nomes em inglês no canto.

Aqui está um comunicado de imprensa da JR East que inclui todas as estações onde você pode encontrar novos selos. Muitos, sem dúvida, sentirão falta do visual retrô dos selos antigos, outros já devem estar empolgados para começar a caça aos novos.

Fonte: Spoon&Tamago

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link