Supermercado no Japão, mate suas curiosidades

Já teve curiosidade em saber como é um mercado ou um supermercado no Japão? Já parou para pensar que até mesmo o modo como se paga pode ser diferente? Ou que o que você sempre entendeu como barato no Brasil, por lá pode ser muito caro?

Além disso, até mesmo os costumes de um japonês ao ir ao supermercado no país são diferentes de boa parte do lá brasileiros.

Veja aqui algumas informações sobre o tema e aprenda mais sobre a cultura japonesa.

Supermercado no Japão, quando os japoneses vão às compras?

Uma das características dos mercados no Brasil é a de que, em muito a locais, se faz a famosa compra do mês. Nesta, uma família compra tudo o que pensa que usará por esse período.

Muitas vezes pode até faltar algumas coisas que serão poucas e poderão ser compradas pontualmente.

Porém, os japoneses não possuem esse mesmo hábito. Normalmente, eles fazem compras todas as semanas, ou até mesmo mais. Assim, eles compram somente o que usarão nesse período e, normalmente, com atenção para que não exista desperdício.

Não se pó e esquecer que também existem muitos kombinis (lojas de conveniência) pelo país que facilitam para os japoneses comprar o que precisam para casa quando quiserem.

Vale ressaltar ainda que, em relação aos valores, é muito difícil dizer que o mercado no Japão é mais caro em relação ao Brasil. Afinal de contas, o salario minimo japoneses é muito mais alto em relação ao Brasil. Além disso, muitos alimentos são típicos de lá e por isso custam relativamente menos, da mesma maneira que os produtos que são importados no Japão também são mais caros do que normalmente se paga no Brasil.


Leia também:


Características dos supermercados japoneses

Entre as características dos supermercados no Japão, podemos destacar que:

1. Todos os preços possuem um destaque com o valor de 8%, que é o imposto que se paga em cada produto.

2. As carnes estão expostas em bandejas, mas não há um açougue dentro do mercado como acontece em vários estabelecimentos no Brasil.

3. Em alguns supermercados há uma máquina para que você coloque o dinheiro ou o cartão e realize o pagamento sem ter de entregar os valores para um atendente. Isso faz com que o atendente não tenha de encostar em nada para além dos produtos que passa na caixa registradora.

4. Os atendentes não ensacolam os produtos para você, depois de ter pago, o cliente deve levar suas compras até um balcão onde há sacolinhas para que ele mesmo.embale e leve suas compras para casa.

5. Em muitas vezes as frutas e as verduras são  vendidas por unidade ou em pacotes.

6. É possível comprar combinados de sushi no mercado.

7. Os pratos feitos no próprio restaurante recebem desconto ao final do dia para que não fiquem estragando para o próximo dia. Assim, vale a pena comprar os combinados mais tarde para consegue economizar.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link