Aprenda sobre os tipos de arroz japonês e os benefícios para sua saúde

São vários tipos de arroz japonês e com diferentes propriedades.

Por exemplo, você sabia que o arroz usado no sushi possui outro processo de preparação do que o tradicional gohan que acompanha as refeições?

Aprenda aqui mais sobre esses detalhes e como cada tipo de arroz pode trazer diferentes benefícios para sua saúde.

Os tipos de arroz japonês

Gohan é o nome que normalmente conhecemos como arroz japonês. Entretanto, esse não é o único significado da palavra, também pode ser compreendido como refeição.

O arroz sempre estará presente nas refeições de um japonês. Até mesmo no café da manhã.

Entretanto, para cada tipo de prato, é necessário um tipo de arroz.

Koshihikari

Esse é o arroz para fazer uma das comidas japonesas mais famosas: o sushi.

Ele possui um sabor diferenciado em relação ao arroz branco comum. Além disso, a maneira de temperar o arroz também é diferente, fazendo uma mistura de açúcar, sal e vinagre. Essa mistura é conhecida como sumeshi.

Arroz integral

Os japoneses não comem somente arroz branco. Apesar do arroz branco ser de longe o mais consumido no país, muitos deles apreciam um arroz integral.

Esse tipo de arroz passou a ser comido no Japão só a partir do meio do período Edo, aproximadamente 1700, quando máquina de descascar arroz foi introduzida na China. Assim, anteriormente, o arroz era polido, por conta disso que o arroz branco era o mais consumido.

Normalmente, as pessoas que consomem esse tipo de arroz são as mais preocupadas com a saúde.

Afinal de contas, o arroz integral, ou genmai, possui valores nutricionais muito melhores, é rico em fibras e também em vitaminas B.

Hakumai, o famoso arroz branco

Esse é o arroz mais consumido no Japão, com certeza. Como se sabe, desde os tempos mais antigos do país esse arroz faz parte das refeições.

O que faz com que o arroz seja sempre colado, é o fato de serem de grão curto, dessa maneira, se juntam com muita facilidade.

Assim, é muito fácil para consumir com o hashi, esse tipo de arroz também é o mais consumido na Coreia do Sul e também na China.


Leia também:


Qual o melhor tipo de arroz japonês?

Como vimos, cada um dos tipos de arroz japonês possui uma determinada característica.

Obviamente que o arroz para sushi apresenta maiores índices de sódio por ter uma mistura com o vinagre.

Da mesma maneira, o arroz integral também pode ser compreendido como mais saudável para algumas pessoas por conter um maior índice de fibras.

Assim, o que é mais importante para um alimentação equilibrada de um japonês, é saber qual o arroz que o organismo dele necessita naquele momento.

Portanto, é sempre importante comer algum arroz, afinal de contas, é dele que vem boa parte da energia para o dia a dia.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link