Documentário: 10 anos com Hayao Miyazaki

Como você já deve saber, Hayao Miyazaki é o principal diretor do Studio Ghibli, casa de filmes de animação icônicos como “Meu Vizinho Totoro”, “Serviço de Entregas da Kiki” e o ganhador do oscar de animação “A Viagem de Chihiro”.

No documentário da NHK intitulado “10 anos com Hayao Miyazaki”, de 4 partes de 49 minutos cada, um cinegrafista acompanha o trabalho de Hayao Miyazaki ao longo de 10 anos, começando em 2006, quando ele preparava seu novo filme “Ponyo: uma amizade que veio do mar”, que sairia aproximadamente dois anos depois, em 2008.


Leia também


Segundo o documentário, Miyazaki permitiu que somente um cinegrafista, Arakawa, o acompanhasse em sua rotina que começa com sua chegada ao estúdio particular às 10h da manhã. O estúdio ainda está fechado e completamente vazio, mas enquanto abre portas, janelas e cortinas ele dá bom dia a todos os moradores invisíveis do estúdio, moradores estes que ele não sabe quem são, mas sabe que estão ali e portanto devem ser devidamente cumprimentados. Em seguida ele prepara seu café, servido em uma linda caneca do Totoro.

É assim que começa o documentário e nele você acompanhará todos os percalços do diretor e sua equipe para produzir um filme. Seu processo de criação a partir de imagens e ideias vagas que ele desenvolve até se tornarem o que vemos em tela. Seu relacionamento difícil com o filho Goro Miyazaki, também diretor do estúdio. Pequenas manias e atitudes curiosas, como o ato de gravar o percurso de carro a partir de seu ponto de vista, pois deste pequeno ato cotidiano, pode vir ideias interessantes. Enfim, um prato cheio para todo fã do Studio Ghibli e seu mais lendário diretor, Hayao Miyazaki.

Clique aqui para assistir este incrível documentário legendado em português .

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link