Goya: um alimento típico de Okinawa e cheio de benefícios para saúde

Goya é um dos legumes mais consumidos em Okinawa. Entretanto, é muito conhecido por seu típico sabor amargo.

E pode ser encontrado no Brasil sobre os mais variados nomes, como melão amargo, melão de São Caetano e mormódica. Muitas vezes pode ser achado nas feiras de rua quando há alguma barraca que vende produtos orientais. Ou até mesmo em lojas especializadas em produtos japoneses.

Sua aparência lembra a de um pepino, mas seu sabor é amargo, sendo muito semelhante ao jiló. Entretanto, é muito mais amargo que ele.

Apesar de ter uma aparência um tanto quanto diferente, e também de ter um sabor peculiar, é tido como um dos legumes mais saudáveis que existem. Sendo que, em muitas vezes, é atribuído a ele a longevidade das pessoas que moram na ilha de Okinawa.

Conheça aqui um pouco mais sobre seus benefícios e como ele pode ser consumido.

Os benefícios para saúde do goya

Existem muitos benefícios que esse legume pode trazer para a saúde.

Alguns estudos revelam que ele pode reduzir o açúcar no sangue, ou seja, pode ser benéfico para diabetes do tipo II.

Além disso, também ajudar a quebrar as pedras nos rins. Se tomar um suco ou um chá desse legume, pode ser benéfico para quem sobre sofre com essa condição.

Para as pessoas que precisam reduzir o consumo de calorias, também é interessante o consumo desse legume. Pois ele é muito nutritivo e contém poucas calorias.

Este alimento também faz bem para a pele. Segundo dizem os especialistas, o seu consumo pode ajudar no combate à acne e à eczema.

Assim, podemos destacar também que o goya também melhorar a imunidade. Além disso, também é um alimento rico em vitamina K.

Entretanto, vale ressaltar que isso não significa que o goya deve ser consumido exageradamente. Mas apenas que ele pode ajudar a ter uma dieta mais equilibrada no caso de ser consumido com moderação em uma dieta já composta por outros elementos saudáveis.


Leia também


Como consumir o goya

Existem muitas maneiras de consumir o goya. Entre elas, a mais famosa é a chanpuru.

Este é um prato que normalmente é feito com tofu, carne ou peixe, ovo, moyashi (broto de feijão) e goya.

Assim, é feita uma mistura entre esses elementos que pode ter alguns outros adicionais. O prato também possui outras variações, mas sempre terá o goya.

Ainda é possível fazer o goya de outras maneiras, como um refogado. Entretanto, é importante sempre retirar suas sementes e lavá-lo bem. Além disso, também costuma a ser consumido com o corte em meia lua.

Pode ser consumido também como uma salada, mas é importante deixá-lo de molho na água que deve ser trocada ao menos 3 vezes para que saia um pouco mais do amargor do legume.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link