Medida contra roubo de bicicletas: cocô de pássaro no assento!

O Japão é, comparado a outros países, uma sociedade com baixíssimo índice de crime. Mas, embora seja provável que ninguém aponte uma arma para você enquanto você está andando na rua, crimes ainda ocorrem. E um dos mais frustrantemente comuns é o roubo de bicicletas.

As estatísticas da Agência Nacional de Polícia do Japão mostram que, em 2018, 183.879 bicicletas foram roubadas em todo o país. Quase 40 por cento delas estavam devidamente trancadas quando o roubo ocorreu, então claramente outras contra medidas de segurança também são necessárias.

A varejista Village Vanguard apareceu então com uma solução diferenciada: cocô de pássaro.

A especialista em produtos inovadores não está oferecendo pombos para você manter acima da bicicleta enquanto espera que eles façam suas necessidades. Em vez disso, está anunciando “Adesivos de prevenção ao crime de cocô de pássaro”. Estes adesivos são stick-ons de borracha que recriam a aparência de fezes de aves. E não apenas a parte branca escorrendo, pois os designers fizeram questão de incluir também uma representação visual da matéria negra solidificada.

Então, como isso pode prevenir o roubo? Bem, a maioria dos ladrões de bicicletas usam o aparelho que roubam, então a teoria aqui é que se alguém está procurando uma bicicleta para levar, eles não vão escolher uma que o obrigue a sentar no cocô de pássaros enquanto fogem. Certo, isso provavelmente não impedirá criminosos de nível supervilão que estão determinados a roubar especificamente sua bicicleta. Com tantas bicicletas no Japão, porém, a suposta eficácia dos Adesivos de Prevenção ao Crime de Cocô de Pássaro reside em sua capacidade de fazer o ladrão pensar “Quer saber? Em vez de roubar a bicicleta com cocô de pássaro, acho que vou roubar a limpa ao lado dela.”


Leia também


A desvantagem, é claro, é que sua bicicleta vai parecer que tem cocô de pássaro. Mas alguns diriam que é uma troca aceitável pela segurança extra e paz de espírito, especialmente quando você leva em consideração que os adesivos também podem ajudar a protegê-lo de ser uma vítima da estranha classe de ladrões japoneses que não roubam bicicletas inteiras, mas apenas seus assentos (embora não possamos descartar totalmente a possibilidade de que a presença de cocô tornaria um assento mais atraente para esses indivíduos, já que é realmente muito difícil entender como suas mentes funcionam).

Os Adesivos de Prevenção ao Crime de Cocô de Pássaro também funcionam com motocicletas, diz a Village Vanguard. Na verdade, funcionam com qualquer coisa, desde que ao ar livre ou com acesso direto de pássaros, claro, pois seria estranho um cocô de pássaro magicamente aparecer num local em que as aves não podem estar, não é?

Um pacote com três adesivos custa 1430 ienes (US $ 13,50) através da loja online da Village Vanguard.

Será que os ladrões de bicicleta se deixarão enganar tão facilmente? Isto provavelmente não diminuirá os índices de roubo, no máximo prevenirá que o usuário do adesivo se torne uma vítima. Mas a bicicleta ao lado continuará sendo um alvo em potencial. Além disso, se os adesivos se tornarem populares, de certo que perderá sua eficácia. O que você acha? Conte-nos nos comentários.

Fonte: SoraNews24

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link