7 fatos sobre os Ninjas

Todos estão familiarizados com os ninjas. Eles aparecem fortemente na cultura japonesa e no resto do mundo.

No entanto, poucas pessoas sabem a verdade sobre esses guerreiros, e muita coisa que é divulgada nos dias de hoje é pura ficção. Aprender os fatos críticos sobre os ninjas não é só fascinante, mas também dá a você uma maior compreensão da história japonesa.

Shinobi

Ninjas: Verdade ou ficção?

Documentos históricos mostram que os ninjas eram chamados de shinobi no mono, frequentemente abreviados para shinobi. O primeiro desse documento remonta a 1375. A palavra “ninja” é na verdade uma leitura onyomi (baseado na pronúncia original chinesa) do kanji.

Várias tarefas

Os ninjas foram contratados para realizar uma ampla gama de tarefas, que vão desde a espionagem e vigilância a ataques e incêndios criminosos.

Eles faziam qualquer coisa que pudesse causar terror a seus inimigos, incluindo guerra psicológica. Quanto mais ampla a variedade de habilidades, mais fácil eles poderiam se infiltrar nas linhas inimigas.

Ninjas femininas tinham armas exclusivas

Kunoichi, também conhecida como ninjas femininas, muitas vezes transformava o que tinham a seu critério em armas.

Kanzashi usadas por ninjas femininas

Um exemplo disso eram seus grampos de cabelo ornamentados, ou kanzashi, onde podiam afiar até formar uma ponta ou mergulhar em veneno.

Nekote

Elas também usavam nekote (que significa mão de gato), que eram acessórios de unhas que agiam como garras de metal.

Habilidades de ninja documentadas em um manual

Embora os ninjas estivessem mais ativos nos séculos 15 e 16 (durante os quais o Japão vivia guerras por todo o país), existem poucos registros desse período.

Quase tudo o que está escrito sobre ninjas data dos tempos de paz do século XVII. Muitos registros assumem a forma de manuais de ninjas, que detalham as habilidades dos mesmos.

Bansenshukai
Bansenshukai

O mais famoso desses manuais é o Bansenshukai. Estima-se que haja várias centenas de outros manuais, mas muitos deles permanecem secretos até hoje.

Ninjutsu Moderno

As escolas modernas de ninjutsu foram desenvolvidas nas décadas de 1950 a 1980. Ao que parece, esses estilos não tem base na forma que os ninjas praticavam.

A imagem comum do ninja é imprecisa

Shuriken antigos

Muitas das características associadas aos ninjas estão incorretas.

Por exemplo, os ninjas raramente usavam shurikens, as estrelas ninjas. Essas eram, de fato, armas suplementares essenciais do samurai.

Da mesma forma, as espadas longas eram mais uma arma samurai do que uma arma ninja, pois os ninjas precisavam de armas pequenas que fossem fáceis de esconder.

Além disso, os ninjas não usavam uniforme. Eles precisavam se misturar e aparentar como uma pessoa normal. Embora muitas vezes usassem preto, os registros mostram que nunca usaram máscaras.


Leia mais:


Samurai e Ninja costumavam trabalhar juntos

O samurai não era inimigo dos ninjas. Em vez disso, samurais e ninjas frequentemente colaboravam entre si. Os inimigos dos ninjas eram quem quer que fossem contratados para matar, mas ninjas individuais não tinham lealdade permanente a nenhum lado em particular.

Muitas vezes é difícil separar a verdade da ficção, especialmente porque os ninjas confiaram em rumores exagerados sobre suas habilidades. Em parte, essa é a razão pela qual muitos mitos sobre ninjas ainda circula por aí. Outra causa, é a cultura popular, que tende a representar os ninjas de uma forma que está longe de ser historicamente correta.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link