Komainu: os mitológicos leões japoneses

Os komainu são aqueles leões que também se parecem com um cachorro e que normalmente estão nas entradas de templos.

Além disso, é possível encontrá-los não somente no Japão, mas também em outros países como na China, na Coreia, no Tibete e em outros países do Leste asiático.

Assim, conheça neste artigo um pouco mais sobre eles e como são importantes para a cultura japonesa.

É um cão ou um leão?

Esse é um debate que normalmente costuma a a cometer os turistas. Entretanto, muito mais do que saber qual o tipo de animal que é um komainu. Porém, é possível encontrar algumas referências aos leões dentro do budismo. Eles eram os protetores dos ensinamentos de Buda.

Por conta deste fato, podemos acreditar que se trata de um leão. Mas isso está longe de acabar com os debates dos turistas.

Isso acontece porque o a forma do komainu não é muito clara. Mas, mais do que saber qual a filiação deles, é preciso entender o seu significado.

Qual o significado dos komainu?

Os komainu são guardiões de templos. Assim, normalmente eles são encontrados em pares. Como o que acontece normalmente em Okinawa. Um deles normalmente estão com a boca fechada e o outro com a boca aberta.

Dessa maneira, quando se está com a boca fechada, ele tem de formar o som de “un”. E quando está com a boca aberta, deve formar o som de “a”.

Juntos, em japonês, formam o som de “om”.  Assim, este termo foi adotado da Índia, que é onde se originou o budismo. Ele procede do hinduísmo e o significado é um pouco mais vago. E, por vezes, é descrito como Deus ou até mesmo como o som da vibração do universo.

Já no Japão, podemos entender como símbolos de começo e fim.

Por mais que pareçam ser assustadores, na verdade eles só servem para espantar os maus espíritos. Assim, não vão atingir nenhum dos visitantes dos templos, mas sim vão lhes proteger.


Leia também:


Komainu e a proteção popular

A dupla de komainu é tido como um dos protetores populares do Japão. Você pode encontrá-lo nos mais variados locais e em muitas entradas de templos que estão espalhadas pelo país. Ele é um dos protetores que está presente por ali desde o período Edo.

Em Okinawa, onde são conhecidos como shīsā, eles podem ser localizados por todos os lugares. É quase impossível não andar pela rua e não encontrar esses leões. Assim, podem tanto ser encontrados tanto nas entradas de templos, como também em cima de lojas e até mesmo de residências.

Assim, em Okinawa, você pode encontrar em vários lugares um shīsā para levar de lembrança. Dessa maneira, pode ser um chaveiro, ou até mesmo um komainu maior para que ele te dê ainda mais proteção.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link