O artesanato da região de Kyushu

Uma das regiões mais vibrantes e populares do Japão, Kyushu é o lar não apenas de um grande número de províncias, mas também de uma variedade impressionante de artesanato tradicional. Com tanto para escolher, reduzir uma lista introdutória não é uma tarefa fácil, mas é difícil ir além do artesanato de bambu lindamente simples da província de Oita ou a elegância surreal do artesanato de bonecas da província de Fukuoka. O artesanato de cerâmica da província de Kumamoto é uma expressão de ousadia, enquanto a cerâmica da província de Okinawa reflete suas raízes folclóricas. Aqui está uma introdução muito simples a apenas alguns tipos de artesanato tradicional que você pode encontrar em Kyushu.

Beppu take-zaiku – Oita

Usando o bambu gigante localmente conhecido como odake, os produtos artesanais de bambu Beppu take-zaiku da província de Oita são criados com oito técnicas básicas de tecelagem. Duzentos padrões diferentes podem ser criados a partir destas técnicas básicas. Isto da ao Beppu take-zaiku grande flexibilidade na aplicação, visto que é usado desde itens do dia-a-dia até itens artísticos e decorativos.

Cerâmica shodai-yaki – Kumamoto

Um estilo de cerâmica que oferece robustez com designs ousados, o Shodai-yaki da província de Kumamoto usa uma argila local rica em ferro. Resiliente com uma sensação intrigantemente hipnótica, o Shodai-yaki se tornou então popular como uma cerâmica prática para o uso diário.


Leia também:


Bonecas Hakata ningyo – Fukuoka

Produzidas em barro na província de Fukuoka, as bonecas Hakata ningyo são tradicionalmente gentis, moderadas e, ainda assim, de aparência bastante expressiva. As bonecas, muitas vezes baseadas em personagens das artes e da literatura do teatro clássico do Japão, estão agora sendo criadas em um estilo muito mais diverso, incluindo bonecas hina sazonais, bem como divindades e animais de boa sorte.

Cerâmica tsuboya-yaki – Okinawa

Apesar de uma incrível variedade de tecidos tradicionais, a província de Okinawa também é o lar de alguns artesanatos de cerâmica incríveis. Tsuboya-yaki é um deles, e se distingue por seu estilo decorativo único à base de esmalte, que deixou de ser feito para o povo comum e foi promovido para os abastados antes de retornar às suas origens.

Fonte: JapanTravel

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link