Por que um butsudan é tão importante em uma casa de japoneses?

O butsudan é um pequeno santuário budista que os japoneses possuem em sua casa. Certamente, se você já foi na casa de algum japonês, até mesmo no Brasil, pode ter visto um desses oratórios.

Além disso, eles são muito bonitos e chamam a atenção de qualquer um. Por conta disso, talvez você já tenha visto um desses até mesmo em um filme.

Mas, você sabe para que ele serve e por que é tão importante em uma casa de japoneses? Conheça um pouco mais aqui sobre esse acessório tão indispensável na cultura japonesa.

O butsudan e o Japão

Este oratório é de tradição budista. Além disso, ele faz parte de uma prática que só existe no Japão. Entretanto, é possível encontrar esse objetivo também entre alguns mongóis.

Mas, se no Japão há milhares de templos, por que os japoneses precisam ter um oratório dentro de casa?

Isso vem de uma longa tradição histórica, quando em 685 o Imperador do Japão Tenmu decretou que cada família deveria ter um altar budista. Entretanto, este não foi o fator determinante para as pessoas terem seus oratórios em casa.

Uma das teorias para a real origem do butsudan é que ele passou a ser utilizado na casa das pessoas por influência da nobreza japonesa. As altas classes possuíam um complexo de um templo pessoa, conhecido como jibutsudou.

Com o passar do tempo, essse jibutsudou tornou-se em um templo menor, o butsuma, que tinha como significado “um quarto para Buda”. Quando ele foi ainda mais reduzido, tornou-se um pequeno oratório que pode ser colocado em qualquer local de uma casa.

Essa necessidade de ter um oratório em casa fortaleceu-se durante o Período Edo, em que o sistem a terauke-seido. Este era um certificado de que cada família estava filiada a um templo budista. Sendo assim, para ter esse atestado de adesão a um templo, as famílias eram obrigadas a ter um butsudan em casa.

Dessa maneira, até mesmo os plebeus começaram a usar o oratório em suas casas. A partir daí foi a popularização deste item.


Leia também:


Para que serve um butsudan?

Ele serve para que as pessoas reverenciem Buda e também pela memória de seus antepassados.

Por conta disso, há reuniões em família em determinados dias para que seja feita essa homenagem.

Além dos tradicionais incensos que são acendidos, também há as comidas que são ofertadas a esses antepassados.

Assim, esse oratório possui normalmente portas, que são semelhantes a de um templo. Nele também há três escadas. Na parte mais alta se coloca uma estátua de Buda.

Também é costumeiro que se coloque fotos dentro dele também. Essa é uma forma de homenagear os ancestrais e também para que eles saibam como as coisas estão indo dentro de casa.

No mais, esse é um acessório que pode ser extremamente caro. Um caro pode ter o valor de 500.000 ienes. Mas ainda há os muito mais caros, chegando até ao valor impressionate de 2.000.000 ienes, esses costumam a ser das famílias mais ricas.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link