Um breve olhar sobre a história da Yakuza no Japão

A yakuza dispensa apresentações. É a organização criminosa que aparece em filmes japoneses e americanos e, ao lado da máfia italiana, é uma das mais famosas do mundo.

Origem do nome YAKUZA

O nome yakuza vem de uma mão perdedora em um jogo de cartas tradicional japonês. Ya ku sa – oito, nove e três. O grupo surgiu no período Tokugawa, também conhecido como período Edo, com a combinação aparentemente estranha de jogadores e mascates itinerantes unindo forças. A yakuza sempre se manteve fiel às suas raízes.

Durante a formação da yakuza, as autoridades japonesas usaram o grupo para ajudá-los a controlar a população e reunir informações sobre os senhores de cada área.

A jovem yakuza também atuou como corretora de mão-de-obra para projetos de construção do governo e até mesmo como organizadora de festivais. Eles mantém estes mesmos papéis até hoje.

Ao longo de sua história, ela só se escondeu durante breves períodos de perseguição e atualmente gozam da tolerância governamental.

Empreendimentos e disputa da liderança

Durante a década de 1930, a organização enfrentou repressões até que o colapso quase total da economia durante a Segunda Guerra Mundial forneceu-lhes oportunidades no mercado negro.

Conforme a economia melhorou nos anos pós-guerra, a yakuza mudou e passou atuar em bares, clubes, restaurantes e prostituição, além de seus antigos papéis.

A yakuza frequentemente brigava com seus diferentes ramos disputando o domínio. A violência raramente atingiu os civis e funcionários públicos, mas durante os anos 1960 e 1980, os conflitos exigiram que o governo japonês intercedesse quando o público se sentisse ameaçado.

A percepção pública da yakuza mudou entre vê-los como diamantes brutos com seu próprio código de honra para o status de bandidos, dependendo do nível de violência das gangues e sua combinação de ações legais e ilegais.

Na década de 60, eles se voltaram para a chantagem corporativa, esquemas de proteção de inteligência política, imóveis e negociação de ações. Entrando em cobrança de dívidas e outros serviços que tinham demanda do consumidor.

Em meados da década de 80, a facção Yamaguchi-gumi se separou após uma disputa pela sucessão de líderes. Um conflito de 5 anos eclodiu o que resultou em 25 mortes e 70 feridos. 4 civis ficaram feridos e mais de 500 prisões foram realizadas.

No que diz respeito a às gangues criminosas, os membros da yakuza são gentis, especialmente comparados a máfia italiana. Normalmente não se envolvem em assaltos a mão armada, furtos ou crimes de rua.

A hierarquia yakuza

Pense na estrutura como uma pirâmide de 3 camadas. Dentro de cada nível, os membros juram lealdade ao oyabun no nível acima dele. Eles juram lealdade absoluta.

A camada mais alta recebe taxas de associação de todas as camadas mais baixas, e a sede usa o dinheiro para financiar operações como empreendimentos no mercado de ações e lojas de agiotagem.

Estima-se que 86.000 membros da yakuza existam no Japão.

Corte de Dedo

Yubitsume, o encurtamento de dedo, é uma automutilação para expirar um erro. Trata-se de cortar o dedo mínimo na junta.

O ato enfraquece o controle de facas, espadas e armas de fogo, colocando o membro em desvantagem em lutas futuras. O soldado kobun ofensor se tornaria mais dependente de seu chefe para proteção.


Leia mais:


O ato geralmente não é imposto. O ofensor decide por si mesmo, como uma demonstração de arrependimento e esperança de evitar uma punição mais séria.

Dedos amputados para evitar punição são chamados de shuniyubi ou dedo morto. Quando o dedo é amputado para resolver um conflito, é denominado ikiyubi. Este dedo é um símbolo de lealdade sincera. O homem não é necessariamente um ofensor.

O desejo da yakuza de ser menos visível levou ao declínio dessa prática. As penalidades financeiras e a expulsão são as mais comuns nos dias atuais.

Tatuagens

Os membros da yakuza mantém a tradição de fazer tatuagens. As tatuagens na sociedade japonesa são associadas à delinquência e ao crime. Muitos estabelecimentos como hotéis, piscinas e spas impedem a visita de pessoas tatuadas por causa dessa associação.

Fonte: http://japanpowered.com

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link