A empresas centenárias no Japão! Descubra como elas possuem sucesso por tanto tempo

Sim, existem empresas centenárias no Japão e que até hoje estão com sucesso. Hoje em dia, são poucas as empresas no mundo que podem se orgulhar de ter tanto tempo de existência. E, surpreenda-se, boa parte delas estão no Japão.

No país existem mais de 3 mil empresas que possuem mais de 200 anos! E mais de 20 mil empresas que possuem mais de 100 anos! Vale ressaltar ainda que muitas delas estão nas mãos da mesma família.

Assim, veja neste artigo o que faz com que elas possam ser tão antigas e ao mesmo tempo tão bem sucedidas.

Uma empresa milenar

Com certeza, é de surpreender que as empresas mais antigas do país sejam os hotéis. Muitas pessoas podem pensar que poderia ser uma empresa de alimentação ou até mesmo que produzisse algum item de maneira artesanal.

O mais antigo é o Nishiyama Onsen Keiunkan em Yamanashi, nas proximidades de Kyoto. Seu primeiro hóspede esteve ali no ano 705! Sim, exatamente isso. O Brasil ainda nem era considerado um país quando o Japão teve o seu primeiro hotel!

Assim, ele é o hotel mais antigo do mundo, estando até mesmo no Guinness Book. Outro fato surpreendente, é que a mesma família administra o local. Já são 52 gerações trabalhando ali.

Agora, você deve estar se perguntando, mas qual o segredo desse sucesso?! A resposta é simples, é a hospitalidade. Este fator não ficou ultrapassado, ao contrário, sempre foi muito apreciado por qualquer pessoa que se hospede em um hotel. Dessa maneira, o fornecimento de um atendimento excelente faz com que este hotel sobreviva muito bem por mais de mil anos!

Veja as imagens do estabelecimento e também confira todo o cuidado da administração do hotel em deixá-lo sempre impecável.


Leia também:

 


As empresas centenárias no Japão

Por mais que seja impressionante em se ver uma empresa como a anterior, mesmo no Japão, não é fácil de encontrar uma igual.

Mas, as empresas centenárias existem aos montes. Porém, não pense que por elas não terem mil anos podem ser consideradas ruins. Ao contrário, muitas empresas pelo mundo não duram nem mesmo 50 anos.

Assim, destacamos a Akafuku. Ela é uma casa de chá que foi inaugurada em 1707. Para se ter noção de quanto tempo isso faz, nessa época o Brasil ainda demoraria mais de 100 anos para decretar a Independência. E demoraria ainda mais para abolir a escravidão!

O sucesso desse café está em servir um mochi de pasta de feijão vermelho e que possui ondas, simbolizando o rio Isuzu, que está nas redondezas.

Certamente o seu segredo para tanto sucesso está no sabor de seu chá e mochi, como também por prezarem pelo atendimento.

Outra empresa centenária no Japão é a Okaya. Ela começou como uma loja de ferragens em Nagoya em 1669. A empresa é gerenciada pela família até hoje.

Por fim, a empresa Gekkeikan Sakem fundada em 1637 e que comercializa saquê. Além disso, ela é uma das poucas empresas centenárias no Japão que trabalha com exportação. Assim, você pode pedir a sua garrafa onde estiver.

O segredo de seu sucesso, provavelmente, está em seu lema: “Qualidade, Criatividade e Humanidade”. Aparentemente, este ideal tem funcionado e a empresa detém 25% do comércio de saquê nos EUA!

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link