A Jaxa é a abreviação para Agência de Exploração Aeroespacial do Japão. A cada dia ela tem ganho maior notoriedade, principalmente por conta de suas parcerias com a Nasa, a agência dos EUA de exploração espacial.
Assim, além de ter anunciado recentemente que pretende fazer uma viagem para a lua em 2030, a agência também está construindo casa para os astronautas que forem para lá. Juntamente com a Nasa, o projeto foi definido este ano e já deve estar em construção. Dessa maneira, os próximos seres humanos que forem à lua terão tempo para pesquisar o satélite e trazer maiores informações sobre o espaço.
Conheça aqui um pouco mais sobre a Jaxa e como o Japão pode se tornar uma verdadeiro potência para explorar o espaço.
A história da Jaxa
Como se sabe, a corrida espacial foi por muito tempo disputada entre a antiga União Soviética e os EUA. Esse era um cenário depois da II Guerra Mundial e onde os dois países disputavam o domínio do globo.
Assim, hoje em dia, a Rússia e o EUA possuem uma tecnologia reconhecida a respeito de espaçonaves. Porém, com o final da Guerra Fria, muitos outros países também começaram a despontar nessa corrida espacial. Um deles é o Japão e que tem se dedicado a construir cada vez mais tecnologias para se chegar ao espaço.
A Jaxa pertence ao governo japonês e foi fundada em 2003 por meio da fusão de outras três agências. Ela cuida de pesquisas tanto para levar os seres humanos para o espaço mas, principalmente, para a lua.
Ela já realizou várias ações, com o lançamento de satélites para explorar o universo. Entretanto, o seu maior feito ainda está para acontecer que será essa nova viagem à lua em parceria com a Nasa.
Leia também:
- Entrevista | Koichi Wakata: um astronauta japonês na Lua?;
- Comida do futuro: Japão já está pensando em como contornar problemas;
- No Japão até quem envia uma ameaça de morte pode ter um coração de ouro.
Uma casa para os astronautas na lua
Uma nova viagem para a lua sempre foi o desejo de muitos cientistas e astronautas. Entretanto, para além dos custos, a questão que ficava era de como aproveitar melhor a viagem. Afinal de contas, ir para lá e voltar rapidamente não possui muito proveito. Dessa maneira, a viagem só se tornaria viável novamente, caso os astronautas pudessem recolher mais dados da lua.
E isso é o que está prestes a acontecer. Pois, a Jaxa é a responsável pelo desenvolvimento dessas casas para a Nasa. Muitas outras moradias já haviam sido pensadas. Algumas delas até mesmo se assemelhavam a cabanas infláveis. Mas, todas eram inviáveis por algum princípio físico ou financeiro.
Porém, os japoneses desenvolveram um rover pressurizado em parceria com a Toyota. Assim, ele será uma espécie de trailer que irá carregar os astronautas para onde eles precisarem ir. Além disso, servirá como a casa deles.
Dessa maneira, essa parece ser a grande oportunidade para o Japão despontar de vez nas tecnologias espaciais. É uma oportunidade de se especializar em um tipo de veículo que poderá ser muito importante e necessário no futuro.