Jaxa: a agência japonesa que construirá casas para astronautas na lua

A Jaxa é a abreviação para Agência de Exploração Aeroespacial do Japão. A cada dia ela tem ganho maior notoriedade, principalmente por conta de suas parcerias com a Nasa, a agência dos EUA de exploração espacial. 

Assim, além de ter anunciado recentemente que pretende fazer uma viagem para a lua em 2030, a agência também está construindo casa para os astronautas que forem para lá. Juntamente com a Nasa, o projeto foi definido este ano e já deve estar em construção. Dessa maneira, os próximos seres humanos que forem à lua terão tempo para pesquisar o satélite e trazer maiores informações sobre o espaço. 

Conheça aqui um pouco mais sobre a Jaxa e como o Japão pode se tornar uma verdadeiro potência para explorar o espaço.  

A história da Jaxa

Como se sabe, a corrida espacial foi por muito tempo disputada entre a antiga União Soviética e os EUA. Esse era um cenário depois da II Guerra Mundial e onde os dois países disputavam o domínio do globo.

Assim, hoje em dia, a Rússia e o EUA possuem uma tecnologia reconhecida a respeito de espaçonaves. Porém, com o final da Guerra Fria, muitos outros países também começaram a despontar nessa corrida espacial. Um deles é o Japão e que tem se dedicado a construir cada vez mais tecnologias para se chegar ao espaço.

A Jaxa pertence ao governo japonês e foi fundada em 2003 por meio da fusão de outras três agências. Ela cuida de pesquisas tanto para levar os seres humanos para o espaço mas, principalmente, para a lua.

Ela já realizou várias ações, com o lançamento de satélites para explorar o universo. Entretanto, o seu maior feito ainda está para acontecer que será essa nova viagem à lua em parceria com a Nasa.


Leia também:

 


Uma casa para os astronautas na lua

Uma nova viagem para a lua sempre foi o desejo de muitos cientistas e astronautas. Entretanto, para além dos custos, a questão que ficava era de como aproveitar melhor a viagem. Afinal de contas, ir para lá e voltar rapidamente não possui muito proveito. Dessa maneira, a viagem só se tornaria viável novamente, caso os astronautas pudessem recolher mais dados da lua.

E isso é o que está prestes a acontecer. Pois, a Jaxa é a responsável pelo desenvolvimento dessas casas para a Nasa. Muitas outras moradias já haviam sido pensadas. Algumas delas até mesmo se assemelhavam a cabanas infláveis. Mas, todas eram inviáveis por algum princípio físico ou financeiro.

Porém, os japoneses desenvolveram um rover pressurizado em parceria com a Toyota. Assim, ele será uma espécie de trailer que irá carregar os astronautas para onde eles precisarem ir. Além disso, servirá como a casa deles.

Dessa maneira, essa parece ser a grande oportunidade para o Japão despontar de vez nas tecnologias espaciais. É uma oportunidade de se especializar em um tipo de veículo que poderá ser muito importante e necessário no futuro.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link