Utensílios de ferro Nambu: uma especialidade da província de Iwate

De chaleiras de ferro a panelas, Nambu tekki é um dos artesanatos japoneses mais prolíficos. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o trabalho em metal exclusivo da província de Iwate.

A província de Iwate possui fabricas especializadas em Nambu tekki, ou utensílios de ferro Nambu, com uma vasta gama de designs, cores e preços.

Utensílios de ferro fundido não é exclusividade do Japão, mas por causa de seu reconhecimento em nível nacional, Nambu tekki é frequentemente considerada o melhor trabalho em ferro do Japão e os colecionadores em todo o mundo estão dispostos a pagar caro.

Kettles cooling, Oigen “Nambu Tekki” ironware foundry, Esashi, Iwate Prefecture, Japan, August 28 2008.

Mas o que são os utensílios de ferro Nambu, exatamente?

Os utensílios de ferro Nambu referem-se especificamente a produtos de ferro fundido feitos em Iwate. A província, localizada na região norte de Tohoku, sempre foi rica em minerais, o que supostamente levou à construção de minas já no período Nara (710-794). Diz-se que a cidade de Kamaishi deu ao Japão sua primeira descoberta de ouro da história. O ferro fundido, entretanto, não era tão cobiçado como agora até o século XVII, quando o chefe do clã Nambu, que governou a região por alguns séculos, reuniu os melhores metalúrgicos do país para definir a ferraria atemporal de Iwate.

Nambu tekki é frequentemente descrito como um tipo premium de ferro fundido conhecido por sua incrível durabilidade. De volta ao Período Edo (1603-1868), quando o produto estava fazendo sua fama no país, as famílias que podiam comprá-la pediam bules ou chaleiras personalizados com designs detalhados e evocativos feitos para serem transmitidos às gerações futuras.

Sino japonês feitos de ferro Nambu

Leia também


No Japão, os utensílios de ferro de Iwate não são usadas apenas em casa, mas também durante a tradicional cerimônia do chá. E o motivo disso pode te surpreender. É claro que as chaleiras são usadas para ferver a água usada para servir o chá, mas o ferro fundido aqui desempenha um papel crucial no aroma do chá.

Mas como pode uma chaleira, ou neste caso uma tetsubin (chaleira de ferro japonesa), fazer isso? Chaleiras feitas de ferro fundido Nambu são deixadas em estado bruto, com a câmara de água muitas vezes deixada nua ou protegida com uma fina camada de laca urushi. Acredita-se que os minerais que passam para a água fervente tornam o sabor do chá um pouco mais doce. Além disso, alguns até acreditam que o uso regular por pessoas com deficiência de ferro pode substituir a suplementação.

Mais do que apenas para o chá

Embora o tetsubin e os bules sejam de longe os produtos de ferro Nambu mais famoso, há muitos outros itens domésticos que você pode comprar. Existem muitos outros utensílios de cozinha do cobiçado material. Eles prometem a mesma durabilidade e talvez sejam mais adequados ao seu estilo de cozinhar.

Os cozinheiros com preferência pela culinária ocidental sabem que uma panela de ferro fundido é um dos melhores utensílios de cozinha em que se pode investir. Se você mora no Japão, por que não fazer compras no mercado local? Outros itens tradicionais feitos de ferro Nambu são furin (sinos japoneses), porta-incensos, pequenas decorações de jardim e até mesmo porta-hashis.

Hoje, os fabricantes de utensílios de ferro Nambu certificados estão localizados principalmente nas cidades de Morioka e Oshu.  Em conjunto, formam um total de 74 fábricas que empregam cerca de 730 artesãos. Isto demonstra a alta demanda do produto dentro e fora do Japão. Embora uma viagem à província de Iwate seja certamente recomendada, os habitantes de Tóquio podem encontrar utensílios de ferro Nambu em varejistas online, lojas locais de utensílios de cozinha ou na antenna shop da prefeitura de Iwate, em Ginza.

Fonte: TokyoWeekender

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link