Criando novos produtos a partir de velhos quimonos

Quando pensamos sobre os quimonos, tendemos a imaginar uma vestimenta tradicional que traz um trabalho artesanal requintado e cheio de sensibilidade usado por mulheres no Japão durante séculos. No entanto, com a mudança das tendências, quimonos de seda luxuosos – que não são baratos e são reservados principalmente para ocasiões especiais – estão sendo substituídos por opções acessíveis e mais contemporâneas como um vestido-quimono “pronto para usar” ou peças fáceis de usar e manter.

Mas o futuro do autêntico quimono vintage também é uma preocupação. Ninguém pode (e não deve) permitir que esta rica tradição caia no esquecimento.

Assim, enquanto muitos quimonos vintage acabam em lojas de roupas de segunda mão ou locadoras, algumas marcas decidiram dar uma nova vida a eles, seguindo uma tendência crescente de upcycling, isto é, o reaproveitamento de velhos quimonos na criação de peças novas e únicas.

As sete marcas emergentes a seguir, por exemplo, estão redefinindo a moda do quimono.

[email protected]

Com seus elegantes bonés de quimonos circulando pelas ruas da moda no Japão e no exterior, a [email protected] se orgulha de incorporar o intrincado tecido do quimono à moda moderna.

As peças da [email protected] são feitos à mão usando quimonos antigos que datam da segunda metade da era Meiji (1868-1912) até a primeira metade da era Showa (1926-1989). Eles cortam cuidadosamente o tecido do quimono, preservando as partes bordadas intrincadas. Esses bonés versáteis são a maneira mais fácil de abraçar os quimonos tradicionais e combiná-los com o seu estilo.

Compre a coleção de [email protected] em wonderfabric-store.com

Keiko Tagai

Outro designer dando nova vida a um quimono usado é Keiko Tagai, cujos fantásticos chapéus e boinas de quimono são bastante populares entre os festeiros japoneses. Designer autodidata, a inspiração de Tagai foi compartilhar a rica cultura japonesa com o mundo por meio da arte. Seus projetos são feitos à mão por artesãos japoneses por meio do upcycling de quimonos formais e caros, como os quimonos usados ​​em casamentos e outras ocasiões especiais. Cada peça de sua coleção não apenas exala luxo, mas também combina força e elegância feminina.

Compre a coleção de Keiko Tagai em keikotagai.com

Bolsas Mikan

Especializada em bolsas para todas as necessidades, Mikan recria quimonos vintage provenientes de mercados de pulgas e vendedores de Kansai, dando-lhes um visual moderno na forma de acessórios que são fáceis de estilizar enquanto reteem o padrão natural do rico tecido de quimono.

Embora os designs da Mikan possam ser comprados online ou em um pedido especial, eles também oferecem workshops onde os participantes podem aprender técnicas de upcycling e criar uma peça Mikan personalizada.

Compre a coleção de Mikan em www.etsy.com/shop/MikanBags

I Was a Kimono

Com base no espírito japonês de “mottainai” (uma sensação de arrependimento pelo desperdício), I Was a Kimono tem a missão de utilizar quimonos antigos que não podem mais ser usados, mas ainda mantêm seu design e silhueta fabulosos, dando-lhes uma reforma elegante. A marca iniciou sua coleção oferecendo produtos sazonais como bolas de natal, mas se expandiu para a produção de acessórios de moda e, mais recentemente, máscaras de tecido.

As máscaras de tecido feitas à mão, inspiradas em vários elementos da natureza, como folhas de bordo momiji e peônias, são a escolha perfeita para fazer uma declaração de estilo ao mesmo tempo que são reutilizáveis ​​e ecológicas.

Compre a coleção I Was a Kimono’s em iwasakimono.com


Leia também


Tokyo Kaledeioscope

Defensora do slow fashion, Tokyo Kaleidoscope by Lia Tee é uma marca exclusiva que está aprimorando quimonos vintage, reconstruindo-os em estilos versáteis que mistura modernidade e tradição. Cumprindo seu objetivo de desperdício mínimo, o Tokyo Kaleidoscope combina técnicas de modelagem tradicionais com um processo que eles denominaram ‘origami de tecido’ para criar designs que apresentam detalhes criativos de pregas e garantem o corte mínimo dos quimonos originais.

Além de uma impressionante variedade de roupas femininas, eles também oferecem acessórios para homens e mulheres.

Compre a coleção do Tokyo Kaledeioscop em www.tokyokaleidoscope.com

Ichijiku

Embora os quimonos de seda requintados sejam geralmente considerados adequados para mulheres, a Ichijiku é uma das poucas marcas que está aprimorando esses quimonos para criar peças de moda sob medida também para os homens. A Ichijiku é especialista em roupas feitas à mão. Elas preenchem a lacuna entre os ternos modernos e o estilo japonês tradicional, com designs como blazers Kimono e ternos Jinbei. Eles também oferecem uma linha chique de gravatas.

Compre a coleção de Ichijku em www.ichijiku.world

Designs Biku

Fundada pela ex-JET Victoria Close que veio ao Japão há quase 30 anos, a Biku Designs tem a missão de ‘transformar coisas esquecidas’ em belas joias. Por meio de uma combinação de tecido quimono antigo (que ela adquire de todas as regiões do Japão) com resina, a Biku Designs oferece uma variedade de colares, brincos, pulseiras e anéis feitos à mão. Alguns colares são feitos da parte obi dos quimonos, enquanto os anéis e brincos são feitos do tecido principal dos quimonos e outras partes, incluindo os tecidos haori e michiyuki (as jaquetas que vão sobre o quimono durante o inverno).

Compre a coleção da Biku Designs em  www.bikudesigns.com

E então, gostou do novo ciclo de vida que estes antigos quimonos ganharam?

Fonte: TokyoWeekender

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link