Jingisukan é um churrasco comum no Japão e muito prático por ser feito em uma espécie de panela. O prato é muito consumido na região norte do país, em Hokkaido.
Mesmo ele não sendo originário do país, pode ser facilmente encontrado em vários restaurantes.
Assim, conheça mais sobre como é esse churrasco de carneiro e sua história.
A história do jingisukan
Esse churrasco é consumido tanto no Japão, como também na China.
O prato teve origem entre os soldados de Genghis Khan, que foi o fundador do Império Mongol durante o século XIII. Naquela época, os soldados faziam esse tipo de churrasco quando estavam fazendo suas viagens para travar suas guerras. Assim, eles acendiam fogo embaixo de seus capacetes e colocavam a carne e legumes em cima.
Entretanto, vem daquele período o método de se fazer. A escolha da carne de carneiro aconteceu no Japão há cerca de 100 ano atrás. Pois a carne de carneiro não fazia parte da alimentação japonesa.
No começo do século XX, o governo japonês incentivou a criação de cordeiros. Porém, não obtiveram muito sucesso. Assim, as fazendas para a criação do animal foram desfeitas, menos em Hokkaido. Por conta disso, eles começaram a comer a carne dos carneiros ao mesmo tempo em que tosavam as ovelhas para extração da lã.
O primeiro local que foi aberto em Tóquio especializado em jingisukan ocorreu em 1936. Desde então, o prato tem sido um sucesso.
Hoje em dia, o grill desse churrasco possui um formato semelhante ao do capacete dos soldados. Ele é feito de ferro e possui uma parte elevada.
Assim, nessa parte é preciso por a carne e onde se assemelha com a aba do capacete, devem ser colocados os legumes e as verduras. Pois, dessa maneira, quando os líquidos da carne começarem a escorrer, darão mais sabor ainda aos legumes e verduras.
Em muitas casas no norte do Japão é comum ter uma panela dessa. Além disso, é um prato muito bom para receber as pessoas. Já que todos podem colocar a carne e os legumes e retirar conforme acham que está de acordo com o ponto que desejam.
Leia também
- Bom de hashi e com apetite voraz? Conheça os maiores desafios de comida do Japão;
- Você conhece todos os temperos do Japão? Vamos te apresentar os 6 mais populares;
- Desafio de comida: restaurante em Osaka oferece uma montanha de Katsu a seus clientes.
Como jingisukan é feito?
Normalmente, o churrasco é feito com carne de cordeiro, cebola, pimentões, repolho e abóbora cabotia. Entretanto, pode haver outros ingredientes que quiser. Por exemplo, o broto de feijão também é muito utilizado na preparação deste churrasco.
A carne pode ser temperada com uma mistura de shoyu, açúcar, alho e gengibre.
Depois, é necessário passar óleo na frigideira de jingisukan. Em seguida, é só começar a colocar os ingredientes. O melhor é que a carne fique bem dourada e todo o líquido que sair deve ser usado para dar mais sabor aos legumes e verduras.
Quando os ingredientes estiverem no ponto desejado, é só comer.