Kanbutsu, a comida japonesa que pode ajudar em tempos difíceis

Kanbutsu é uma comida japonesa tradicional e que é seca. Por conta disso, pode ficar guardada por muito tempo. Logo, em momentos em que por alguma razão não é possível ir ao mercado, ela é uma ótima solução. Além disso, continua sendo um alimento nutritivo e saudável.

Conheça neste artigo um pouco mais sobre esse procedimento de secar um alimento. Apesar de hoje em dia esse método esteja ficando cada vez mais raro, ele não deixa de ser muito importante.

Kanbutsu e a culinária japonesa

kanbutsu passou a ser utilizado no Japão enquanto um método de preservação do alimento. Na época de colheitas, os legumes, por exemplo, eram secos para que durassem por muito mais tempo. Assim, quando chegava o rigoroso inverno japonês, as famílias tinham o que comer e não precisavam se preocupar.

Os alimentos também eram secos para que se evitasse que estragassem devido ao calor. Assim, eles não apodreciam e nem precisavam ser consumidos rapidamente. Obviamente, que este era um tempo em que ainda não existia nem mesmo a geladeira. Mas, mesmo sem essa invenção moderna, o método de secar alimentos foi fundamental para que muitas pessoas não acabassem passando fome.

Mas, não pense que se trata somente de conservação. Ao secar um alimento, ele também ganha outro sabor e textura. Ou seja, além de tudo é um ótimo método para conseguir explorar ainda mais um legume na culinária.

Os japoneses também não secavam somente legumes, mas até mesmo peixes. Um exemplo disso está no dashi que é um tempero em pó muito famoso no país. Ele é feito a partir da raspagem de peixes secos.


Leia também:


Kanbutsu nos dias de hoje

Antigamente, no Japão, era muito comum encontrar lojas que eram especializadas em kanbutsu. Entretanto, hoje elas estão sumindo. Isso não acontece porque é um alimento que não é mais utilizado na culinária japonesa, mas porque é possível encontrar com facilidade no mercado.

Os japoneses que faziam todo o processo de secagem de alimentos também acabaram perdendo espaço e faliram.

Além disso, hoje em dia já temos a geladeira. O que faz com que seja possível também ter alimentos conservados para o ano inteiro. Os enlatados também fazem com que se possa sempre ter uma boa dispensa dentro de casa.

Vale a pena experimentar e ter um kanbutsu em casa

Entre as variadas vantagens em ter um pouco de kanbutsu em casa, está o fato de ele ocupar pouco espaço. Assim, pense nas casa japonesas que são pequenas, essa comida pode ser de grande praticidade.

Esses alimentos também não precisam ir para a geladeira. Portanto, mesmo em momentos em que não se tenha energia elétrica para manter uma geladeira ligada, eles não vão estragar.

É possível usar para fazer inúmeros pratos, seja reidratando esses alimentos, ou colocando-os em uma sopa.

Outra opção é que eles também podem servir como temperos para algum outro prato que você esteja fazendo. Tendo sempre um kanbutsu em casa, você sempre pode experimentar uma receita nova!

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link