Tempurá de folhas! Exatamente, você não experimentou todos os tipos dessa fritura japonesa

Sim, os japoneses também comem tempurá de folhas! Mas, não é qualquer folha que pode ser apreciada e transformada nesse famoso prato japonês, somente as bordô, que são famosas por estarem na bandeira do Canadá.

Assim, conheça nesse artigo como os japoneses fazem essa fritura. Se surpreenda e descubra que você ainda não experimentou todos os tipos de tempurá que existem no país!

O que é um tempurá?

Tempurá é uma fritura japonesa que faz muito sucesso pelo mundo inteiro. Ela é empanada e fica muito crocante por conta de sua receita que é feita em uma massa que deve estar gelada. Comumente, ele é feito com uma variedade de legumes, podendo ser: abóbora japonesa (cabotia), cebola, abobrinha, batata doce, couve-flor entre tantos outros.

Outra opção é fazer a fritura também com frutos do mar e até mesmo peixes.

Acredita-se que esse prato desenvolveu-se no Japão ainda feudal. Naquele momento, quando os portugueses chegaram no país, principalmente os padres jesuítas, mostraram que para fazer a quaresma não se poderia comer carne vermelha.  Entretanto, mesmo com a posterior expulsão dos cristãos, o prato acabou permanecendo na culinária japonesa e passou a ser aprimorado.

É possível se deliciar com essa incrível fritura em inúmeros restaurantes. Há até mesmo aqueles que cobram valores altíssimos por serem feitos por chefes que a estudaram por longos anos e desenvolveram suas próprias receitas para dar ainda mais crocância e manter a suculência.

Esse prato acabou ganhando o mundo. E hoje pode ser saboreado em uma série de lugares, inclusive no Brasil. Mas, não pense que só por conta disso, você já experimentou todos os sabores!


Leia também:


O tempurá de folhas

Como se sabe, o outono é uma ótima época do ano no Japão. Depois de um verão que alcança temperaturas altíssimas, o outono é o momento em que pode-se aproveitar tranquilamente o ar livre sem morrer de calor.

Assim, uma das maiores atrações do país nessa estação são as quedas de flores. Para comemorar este momento tão lindo da natureza, os japoneses inventaram um tempurá exclusivo do outono! Eles são feitos exclusivamente com as folhas de bordô, que estão na bandeira do Canadá.

Mas, não pense que é somente nas frituras que as folhas serão encontradas, mas até mesmo em doces recheados de feijão doce.

Por mais que não pareças, essas folhas são um ingrediente incomum. Assim, se você tiver a oportunidade de ir ao país e experimentar, não deixe de fazer isso! Esse tipo de tempurá pode ser encontrado somente em algumas regiões, como em Osaka.

E, outra informação importante, não pense que essa fritura é só para atrair turistas. Mas é um prato tradicional feito desde, aproximadamente, 1300.

Para ser feito o tempurá, as folhas precisam ser empanadas delicadamente para que a massa não fique em excesso.

Além disso, o processo não é tão rápido, pois é preciso escolher com cuidado as folhas. Afinal, elas precisam ter o devido formato.

Como as folhas também não possuem muita suculência, esse tempurá é um pouco mais crocante, por conta disso, é consumido mais como um snack do que em uma refeição propriamente dita, como o que acontece com os outros tipos de tempurá.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link