Descubra em qual navio uma família japonesa imigrou para o Brasil!

Você já teve a curiosidade em saber um pouco mais sobre o navio em qual os japoneses vieram para o Brasil?! Ou, caso seja descendente, gostaria de saber em qual navio a sua família chegou no Brasil?

Hoje em dia, com a internet esse tipo de informação já pode ser conseguida por meio de alguns cliques! E, sem sobra de dúvida, isso só é possível por conta dos esforços de pessoas interessadas na história da imigração japonesa e que digitalizaram os arquivos dessa época.

E, com um pouco de sorte, é possível até mesmo achar mais alguns detalhes sobre essa viagem.

Veja nesse artigo como você pode descobrir maiores informações sobre um família japonesa!

Em qual navio os japoneses vieram para o Brasil? – Pesquisar por ano

O primeiro navio com japoneses a chegar no Brasil foi o Kasato Maru. Trazendo japoneses cheios de esperanças e que viajaram por meses, desembarcou no porto de Santos. Ali começou uma série de registros sobre as aventuras dessas famílias pelo país.

Hoje em dia, é possível ter acesso às listas gerais de passageiros. Nelas é possível ver cada um que desembarcou de um navio.

Obviamente que há um problema que é a escrita. Em  muitos casos os brasileiros que recepcionaram esses viajantes não sabiam como era a escrita adequada. Ao mesmo tempo, não entendiam ao certo o que os japoneses estavam falando.

Por conta disso, muitos nomes estão errados. Mas, caso você tenha o registrou ou a paciência em olhar cada nome e identificar os possíveis erros, você poderá localizar quando uma determinada pessoa chegou no Brasil.

Assim, para pesquisar, basta acessar as listas de bordos de cada navio. Você pode fazer a busca no Acervo Digital do Museu da Imigração Japonesa. Ali você pode tanto pesquisar tanto pelo nome do navio, como também pelo ano da imigração.

Assim, somente sabendo a data aproximadamente, você já poderá saber em qual navio uma família chegou ao porto de Santos.


Leia também:


Em qual navio os japoneses vieram para o Brasil? – Pesquisar por nome

Entretanto, para muitas pessoas pode ser mais fácil pesquisar por nome. Para isso, é fundamental que quem faz a pesquisa saiba as possíveis maneiras como um sobrenome pode ter sido escrito.

Pois, como dito anteriormente, muitas vezes quando os japoneses chegavam ao porto de santos, a grafia acaba sendo escrita de outra maneira, que não como conhecemos hoje.

Para fazer, essa busca, basta apenas entrar no site do Museu Bunkyo, no sistema Ashiato. Ele foi feito em 2008, quando se comemorou os 100 da imigração japonesa no Brasil.

Basta apenas digitar o sobrenome de quem procura que será apresentada uma lista para você ver qual o resultado que se encaixa melhor na sua busca. O resultado apresenta a data de saída do Japão, chegada no Brasil, nome e sobrenome em Kanji e nome do navio em que a pessoa chegou.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link