Instável, Monte Fuji pode ter nova erupção em breve

A possibilidade de uma nova erupção do Monte Fuji parece ter se anunciado nos últimos dias. Isso porque, mesmo com o forte inverno no Japão, o gelo característico da ponta do vulcão está em pleno derretimento.

Logo, os moradores que observam essa modificação acreditam que se trata de um aquecimento dele e que pode levar a sua explosão.

O Monte Fuji é considerado um dos maiores símbolos do país e é reverenciado pelos japoneses. Por conta disso, é até mesmo chamado respeitosamente de Fuji San. A sua exuberância deixa qualquer um perplexo. Porém, não se pode esquecer que ele possui a capacidade de devastar cidades, no caso de entrar em erupção novamente.

Erupção do Monte Fuji

No começo do mês de dezembro de 2020, em pleno inverno no Japão, o Monte Fuji começou a apresentar uma aparência diferente. Normalmente, ele está todo cheio de neve.

Mas, determinadas regiões não há neve no vulcão. Isso nunca foi visto pelos seus moradores anteriormente. Para os especialistas e para os moradores, isso é indicativo de um aquecimento do vulcão.

E essa é uma das características que anuncia uma explosão. Os japoneses animaram o Twitter com medo de que isso realmente venha a acontecer. Afinal de contas, isso pode levar tanto a uma série de acidentes, como também à morte de várias pessoas.

Porém, existem muitos especialistas que fazem o monitoramento do Monte Fuji. Por enquanto, não houve mais nenhuma outra alteração substancial para que se acredite que o vulcão vá explodir. Porém, caso isso aconteça, o governo japonês fará seus maiores esforços para fazer uma evacuação segura da região.

O que aconteceria no caso de uma nova erupção do Monte Fuji?

No caso de uma nova explosão do Monte Fuji, as cidades ao redor sofrerão com os prédios e construções que irão cair. O que pode levar a inúmeras mortes e uma posterior lotação dos hospitais.

Todo o abastecimento de água, gás e energia elétrica será afetado. Além disso, uma grande quantidade de cinza atingirá toda a região, encobrindo até Tóquio e Chiba.

Porém, desde 2011, e as pesquisas sobre uma possibilidade de erupção do vulcão, o governo japonês tem tentado se preparar para caso um desastre desse venha a acontecer para que as perdas sejam as menores possíveis.


Leia também:


A última erupção do Monte Fuji

A última vez que o Monte Fuji explodiu foi há mais de 300 anos. As cinzas da erupção chegaram até Tóquio.

A explosão só aconteceu por conta de terremotos que ocorreram na região. Porém, devido aos abalos sísmicos que aconteceram no ano de 2011, parece ter feito com que o Monte Fuji também aumentasse a sua atividade.

Muitas pessoas acreditam que o Monte Fuji está prestes a explodir. Ele estaria em seu limite e em breve deva haver uma nova devastação provada por ele.