Osechi Ryori: a primeira refeição do ano no Japão

De todos os feriados anuais no Japão, o Ano Novo é frequentemente considerado a “mais japonesa” das comemorações. Com uma história que remonta a mil anos, a tradicional celebração do Ano Novo é salpicada de simbolismo, e esse simbolismo é particularmente evidente na comida típica do Ano Novo com o “osechi ryori”.

O que é o Osechi Ryori?

“Osechi ryori” é o que a maioria das pessoas no Japão come no início do ano novo. Osechi não é algo que você encontrará em um menu japonês. Sua hora e local são os primeiros dias de janeiro, na casa japonesa.
Osechi ryori era originalmente uma forma de as donas de casa (e suas famílias) sobreviverem aos primeiros dias do Ano Novo, quando as lojas em todo o Japão fechavam. Os alimentos que compõem os osechi podem ser preparados com antecedência e depois sentar-se em um local fresco por alguns dias sem se estragar. Na maioria das vezes, tudo é colocado em caixas de laca compartimentadas que são empilhadas em camadas.

Hoje, a maioria dos osechi é comprada – em lojas de departamentos ou em supermercados locais. Os preços começam abaixo de Y10.000 (para porções que irão alimentar algumas pessoas por pelo menos três dias), mas também é possível gastar literalmente cem vezes essa quantia (o equivalente a US $ 10.000).

A comida osechi de alta qualidade é feita por chefs famosos (ou, mais provavelmente, restaurantes famosos) e – típico do costume japonês – tem produção limitada. Lojas de departamentos caras como a Takashimaya começam a receber pedidos de osechi no final de outubro, e muitas vezes as variedades mais populares se esgotam em poucos dias.


Leia mais:


Os componentes da refeição

Muitos dos itens alimentares representam prosperidade, boa sorte e saúde. (Infelizmente, independentemente de quantos osechi eu comi, não parecia ter ficado mais inteligente, rico ou industrioso.) Os componentes básicos são os mesmos, mas as diferenças regionais se refletem na doçura ou salinidade do sabor e o uso de ingredientes locais.

Uma coisa a ter em mente ao olhar para osechi é que a apresentação é muito importante. Você pode notar um equilíbrio agradável de cores. O que pode ser mais difícil de notar, porém, é a eficiência com que cada camada é compactada.

Os osechi mais elaborados terão vegetais dispostos em desenhos ornamentados, representando formas sazonais, como pinhas e flores de ameixa.

A seção abaixo descreve alguns itens alimentares típicos de osechi e explica o que eles representam.

Kazunoko (ovas de arenque) – minúsculos ovos de peixes amarelos. Assim como o tobiko que você costuma encontrar em restaurantes de sushi, kazunoko é crocante, no entanto, os ovos não estão soltos. Eles são marinados em um caldo de dashi, saquê e molho de soja.

Kuromame (feijão preto) é macio e bastante doce, embora você possa notar um pouco de sabor de molho de soja.

Gomame (também conhecido como tazukuri) são pequenas sardinhas que foram secas e acabadas em um molho doce de açúcar, mirin, molho de soja e saquê. Estes são ricos em cálcio e sim, você pode comer a cabeça.

Kombumaki nada mais é do que kombu rico em umami enrolado e amarrado com uma fita de cabaça (kampyo). Frequentemente, os kombumaki são recheados com salmão. Também é cozido lentamente em dashi, mirin, açúcar e molho de soja.

Datemaki se parece com o tamago-yaki (creme de ovo) que você costuma encontrar em uma caixa de bento, mas aqui é feito com uma pasta de peixe e tem uma textura de esponja. É muito doce.

Batatas-doces e castanhas são a base do kurikinton, que pode se parecer com purê de batata amarelo.

Kamaboko, um bolo denso de pasta de peixe, é vermelho e branco (cores tradicionais de Ano Novo). Muitas vezes você pode encontrar fatias finas disso no seu soba.

Outro alimento vermelho e branco que você encontrará é chamado namasu – tipicamente daikon e cenoura em vinagre.

Para legumes, procure o gobo (raiz de bardana), geralmente temperado com gergelim. Também raiz de lótus, cenoura, cogumelos shiitake e vagens de ervilha.

Konnyaku (amido de língua do diabo) e fu (glúten de trigo) também serão polvilhados nas caixas empilhadas.

Para frutos do mar, camarão (representando vida longa) e dourado (para uma fortuna auspiciosa) são os mais típicos.

Fonte: bento.com

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link