Qual será a vacina usada no Japão para covid-19? Existe uma vacina japonesa?

A corrida pela vacina contra o novo Coronavírus tem movimento do planeta nos últimos meses. Mas, você já parou para pensar como ela tem sido no Japão? Será que o país desenvolveu sua própria vacina? Qual vacina será utilizada?

Veja aqui algumas informações importantes a respeito da vacina no Japão e como está a o avanço dessa questão no país.

E a vacina usada no Japão? Existe uma vacina japonesa?

Alguma vacina será usada no Japão. A questão que permanece é qual.

O país não conseguiu acompanhar essa corrida por uma vacina. Assim, acredita-se que o país só terá uma vacina própria em 2022.

Isso acontece porque a indústria de vacinas não recebe tanto auxílio. Antigamente o Japão eram um dos líderes em vacinação. Mas, o governo perdeu uma série de ações judiciais na década de 1990 para indenizações por efeitos colaterais das vacinas. Assim, a situação mudou completamente.

Ao todo são 52 potenciais vacinas que estão em pesquisa no mundo. De todas essas, somente uma é japonesa. Isso revela como o país está mais longe do que se imagina de conseguir um resultado favorável. Por conta disso, a opção mais esperada é que a vacina usada no Japão será estrangeira.


Leia também:


Qual será vacina usada no Japão?

A pharmacist undergoes training as they prepare for the distribution of the Pfizer coronavirus disease (COVID-19) vaccine at a Mount Sinai Health System pharmacy in the Queens borough of New York City, in this handout photo released on December 10, 2020. Mount Sinai Health System/Handout via REUTERS NO RESALES. NO ARCHIVES. THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY.

Assim, ainda não há uma definição de qual será a vacina que será aplicada no Japão. Porém, a Pfizer já entrou com um pedido no país.

A vacina da Pfizer está sendo aplicada no Reino Unido, Estados Unidos da América e na Alemanha. Recentemente, Cingapura foi o primeiro país asiático que concedeu a aprovação para a empresa.

A Pfizer já está atuando no país. Ela já realizou as duas primeiras fases de teste da droga no Japão. Ao todo são três fases. Esses estudos estão sendo realizados em japoneses voluntários que possuem entre 20 a 85 anos de idade.

Assim, segundo a empresa a vacina tem 95% de eficácia. Por conta disso, o governo japonês deveria aprová-la, como já fizeram outros. Essa taxa foi comprovada em um estudo amplo feito em vários países e que contou com acerca de 43 mil participantes.

O governo japonês já possui um acordo prévio com a empresa.  Contudo, nele está previsto que até junho o país deve receber vacinas para imunizar 60 milhões de pessoas, o que seria metade de sua população.

Porém, mesmo assim, a vacina ainda não foi aprovada. Tudo indica que, com o processo em andamento, ela pode demorar alguns meses para ser aceita no país ainda. Enquanto isso, o Japão vem batendo seus recordes de contaminação pelo novo coronavírus.

Nesse sentido o o governo japonês tem adotado uma postura cautelosa. E insiste que antes de mais nada é preciso garantir que a vacina realmente seja segura. No quesito de aprovação dos medicamentos e vacina, o Japão é um dos países mais rigorosos e exigentes nos resultados e comprovações de pesquisas.