Hakusai: uma hortaliça fundamental na culinária tradicional japonesa e que ajuda a emagrecer

Hakusai é um tipo de hortaliça muito fácil de ser encontrada no Brasil. O que talvez você não saiba é que ela é muito comum na culinária japonesa. Além disso, é cheia de nutrientes e o seu preparo é muito fácil.

Neste artigo vamos te mostrar alguns pratos que são possíveis de serem feitos com ela e como ela pode ser ótima para você.

Hakusai

Hakusai nada mais é que a acelga. Nos mercados brasileiros ela pode ser encontrada com facilidade nas grandes cidades. Normalmente ela é vendida inteira ou cortada ao meio.

Não costuma a ser uma hortaliça muito cara. O que ajuda ainda mais a você comprar esse ingrediente para fazer um prato tradicional da comida japonesa.

Em relação aos seus nutrientes, ela é rica em vitaminas e minerais. Por exemplo, há uma boa quantia de vitamina A, E e C. E também há muito ferro. Além disso, é um alimento baixíssimo em calorias, ótimo para quem está tendo de fazer alguma restrição alimentar ou quer emagrecer.

Na culinária tradicional japonesa, o alimento é mais consumido no inverno. Ele pode até mesmo ser encontrado em sopas. Ou também é utilizado para encapar um bolinho de carne.

Para se ter uma noção do quão ele é importante na culinária japonesa, depois do daikon e da cebola, o hakusai é o terceiro vegetal mais consumido no Japão atualmente.


Leia também


Como preparar o hakusai?

Existem muitas maneiras de se preparar a acelga. É interessante lembrar que aqui no Brasil ela até mesmo se tornou um ingrediente possível de ser encontrado nos restaurantes japoneses.

Como a alga para enrolar os sushis é muito cara, uma das saídas para esses restaurantes foi enrolá-los em folhas de acelga e depois fazer o corte em pedaços. Pode ter sido uma invenção para economizar e dar aos clientes produtos mais baratos. Mas, realmente funciona e também fica saboroso. Só não sabemos se os japoneses iriam aprovar!

Entretanto, vale lembrar que aqueles que buscam emagrecer, essa pode ser uma opção mais calórica de se fazer a acelga.

Outra opção de preparo é mais simples, a acelga pode ser cortada grosseiramente e apenas refogada com os temperos que você mais gosta. Seria como preparar repolho.

Uma das maneiras mais consumidas no Japão é em forma de conserva.

Os legumes e as verduras são conhecidos no Japão como tsukemono. Ele pode ser feito com nabo, cenoura, pepino, repolho, cebolinha, ameixa entre tantos outro ingredientes.

No caso da acelga,  para fazer a conserva, basta apenas cortar do jeito que você preferir. Em seguida adicione uma mistura feita de sal, açúcar e vinagre.

Misture com a acelga em um saco plástico e deixe 1 dia na geladeira. Em seguida já estará pronta para comer. Você pode saborear com uma boa tigela de arroz branco ou como uma entrada. Ainda é possível adicionar primeira se gostar.

Segundo as Receitas do Kazu, a proporção seria:

– 9 folhas de acelga;

– 6 colheres de sopa de vinagre (qualquer tipo de vinagre);

– 4 colheres de sopa de açúcar;

– 1 colher de sopa de sal;

– pimenta a gosto.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link