Imperdível no Japão: templo Horyu-ji é a construção de madeira mais antiga do mundo

Localizado em Nara, o Horyu-ji é um complexo de templos budistas. Até hoje ele abriga sacerdotes e também é aberto para visitação do público. O que muitas pessoas não sabem é que ele é o edifício de madeira mais antigo do mundo.

Até hoje ainda há madeiras que são da época em que foi construído. Elas estão preservadas e podem ser vistas por qualquer um que for até o local.

Este complexo de templos é um lugar imperdível no Japão para quem quer saber mais sobre suas tradições, cultura e história.

Conheça aqui um pouco mais sobre ele.

A história do Horyu-ji

O complexo de templos foi fundado em 607 pelo Príncipe Shotoku. Alguns pesquisadores acreditam que foi este Príncipe o propagador do budismo no Japão.

A construção de Horyu-ji ocorreu porque o o imperador Yomei queria um templo que fosse inspirado imagem de Buda. Assim, ele serviria como um espaço para realizar orações para se recuperar de algum enfermidade. Entretanto, o Imperador não viveu o suficiente para ver o templo construído.

Por conta disso, o Príncipe Shotoku e a Imperatriz Suiko decidiram cumprir as vontades do Imperador e construíram este complexo de templos e uma estátua de Buda.

Assim, a estátua recebeu o nome de Yakushi Nyorai, que pode ser traduzida como a chegada do curador; e o templo foi nomeado de Horyu-ji, que significa Templo da Lei Florescente.

A arquitetura do Horyu-ji

Ver este templo é lembrar do Príncipe Shotoku. Assim, o compledo é dividido em três partes principais, sendo a uma em torno do pagode de cinco andares chamado Gojū-no-Tō, o Templo Principal e o Portão Central que é vigiado pelas estátuas Kongo Rikishi.

As estruturas de madeira destes lugares são as mais antigas do mundo. Além disso, também guardam a arquitetura da época.

Existem também outros locais que foram construídos ao longo dos anos e abrigam importantes artefatos da história do Japão.

A área inteira totaliza 187.000 metros quadrados. Um passeio por ali significa encontrar uma série de tesouros culturais e artefatos históricos do Japão.


Leia também:


A construção de madeira mais antiga do mundo

Quando dizemos que o templo é a construção mais antiga do mundo feita em madeira, queremos dizer que ela é a construção que se manteve até hoje. Outras construções de madeira foram realizadas antes dele. Porém, essa é a construção que se tem conhecimento até hoje, que é feita de madeira e que tem mais tempo de existência.

O templo precisou passar por uma série de reformas e revitalizações para se manter. Hoje, somente 20% de toda a construção possui a madeira original. Por mais que possa parecer um número pequeno, é de se destacar que as madeiras possuem mais de mil anos.

Por conta disso e também por ser exuberante, o Horyu-ji é tanto um patrimônio nacional, como também foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link