O monstro japonês de máscara vermelha que assusta crianças no Ano Novo

O famoso monstro japonês de máscara vermelha já pode ter sido visto por você. Seu nome é Namahage e, segundo registros históricos, ele assusta as crianças no ano novo desde o período Edo (1603 – 1868).

Entretanto, pode ser que ele exista muito antes desse período. Mas, o seu objetivo sempre foi o mesmo. Ir nas viradas de anos nas casas das crianças para ver se elas se comportaram adequadamente no ano que se passou.

Porém, o Namahage não faz somente o mau. Ele também pode fornecer proteção para a casa de uma família. Assim, conheça aqui mais sobre esse famoso monstro japonês e como ele pode ajudar no ano que se inicia.

Namahage, o monstro japonês de máscara vermelha

Se você está com medo de receber a visita deste monstro no final de ano, não se preocupe. Ele está na província de Akita, especificamente na Penísuls de Oga.

Acredita-se que o imperador chinês Han enviou cinco ogros, com o intuito de roubar colheitas e mulheres jovens das aldeias da Península de Oga. Porém os moradores conseguiram enganar os monstros em uma aposta.

Essa aposta consistia em um desafio de construção de uma escada de mil degraus. Assim, os monstros teriam de construir essa escada em somente uma noite, caso conseguissem, ganhariam todas as mulheres da aldeia.

Quando os ogros estavam terminando, um morador cantou como se fosse um galo para fingir que o sol estava nascendo. Por conta disso, os monstros subiram a montanha e deixou as escadas incompletas com apenas 999 degraus. Assim, eles ficam em cima da montanha e descem na virada do ano para assustar as crianças.

Outra lenda é de que esses monstros eram estrangeiros. Como os estrangeiros eram diferentes e também falavam uma língua que os aldeões não conheciam, para eles era como se fossem monstros. Assim, esses estrangeiros seriam os Namahage que assustariam as crianças mal comportadas.

Por mais que possa parecer assustador para as crianças, esses monstros são vistos pelos jovens e adultos com muito entusiasmo. Por conta disso, em alguns eventos há até mesmo a representação dele. Porém, em muitos eventos ele não é mais utilizado para não acabar espantando as crianças.


Leia também:


O monstro japonês de máscara vermelha pode proteger sua família esse ano

Não basta apenas uma criança se comportar para que a casa seja protegida durante o ano. É preciso da ajuda dos pais para que o monstro tome essa decisão.

Assim, é fundamental deixar um pouco de saquê e comida durante a virada do ano. Dessa maneira, ele entenderá que a casa é de uma boa família. Portanto, deverá proteger a casa de desastres naturais, doenças e até mesmo, como diz a lenda, ajudará nas colheitas.

Como se trata de uma história da época do Japão antigo, uma das principais referências é para as colheitas. Afinal de contas, naquela época muitas pessoas eram camponeses.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link