Nova invasão à residência do Imperador do Japão revela a falta de segurança do Palácio e coloca família em risco

A residência do Imperador do Japão foi invadida na noite de sábado por um homem de 29 anos.

Ao todo ele conseguiu permanecer por 2 horas pela residência até o momento em que foi descoberto. O nome do japonês não foi identificado, somente o motivo da invasão, ele queria chegar até à Família Imperial.

A invasão, que não foi a primeira, revela como a segurança do Palácio de Akasaka – atual residência do Imperador Naruhito – possui problemas. Ao mesmo tempo, a família imperial acaba ficando vulnerável no caso de acontecer um ataque violento ao Palácio.

Como foi a invasão à residência do Imperador do Japão?

Acredita-se que o homem entrou no complexo residencial de Akasaka por meio da casa de hóspedes adjacente. Após passar pelo portão que normalmente é fortemente vigiado, conseguiu ter acesso aos caminho que levam a todas as casas que estão no local.

Segundo a agência de notícias Fuji News Network ele acabou sendo descoberto pela guarda imperial quando passeava entre as residências.

No momento, ele estava próximo à casa da princesa Yuriko. Ela é a tia-avó do Imperador Naruhito. Não se sabe ao certo se ele acabou encontrando com alguém da família imperial. Ao mesmo tempo também não se sabe se além de querer conhecer a família, se ele pretendia fazer algo.

A única informação que a polícia, bem como a guarda imperial revelaram, foi a de que não houve feridos.

A invasão também aconteceu depois da virada de ano novo. Tradicionalmente o Imperador junto de sua esposa vão a público fazer uma declaração. Entretanto, na virada de 2020 para 2021, para evitar aglomerações e a maior propagação do coronavírus, a família imperial fez uma declaração com transmissão online.


Leia também:


Esta não foi a primeira invasão à residência do Imperador do Japão

Apesar de já causar temores, não foi a primeira vez que houve uma invasão ao local. Em maio de 2019, por exemplo, um japonês nadou pelo fosso do Palácio Imperial, escalou uma parede para tentar entrar em locais que são proibidos.

Além disso, há alguns anos, um britânico também nadou pelo fosso do Palácio Imperial nu. Certamente, ele não queria causar nenhum dado ao Palácio ou à família, mas conseguiu escandalizar os japoneses e chamar bastante atenção.

A residência do Imperador do Japão

O Palácio de Akasaka é onde atualmente o Imperador do Japão reside. Esta já era a sua residência antes mesmo de se tornar Imperador. Mas, em breve ele deve se mudar para o Palácio Fukiage do Palácio Imperial.

O Palácio em que ele mora atualmente não é aberto para o público. Além disso, ali também ficam hospedados pessoas que são convidadas da família imperial. Como, por exemplo, uma autoridade como um presidente que vai ao país, possivelmente, ficará hospedado neste palácio.

Ao todo são quase 80 quartos. A região também é toda arborizada e uma arquitetura mais ocidental ao estio neobarroco.