Hisahito: o príncipe herdeiro e o futuro de uma nação

Tente se imaginar com 13 anos de idade e com o peso de ser no futuro o símbolo do estado e da unidade da nação. Essa é a realidade do jovem Hisahito, príncipe herdeiro do trono crisântemo.

Hisahito, o milagre

Hisahito vestido com roupa tradicional japonesa

O príncipe Hisahito estuda na escola do ensino médio filiada a Universidade Ochanomizu e é o primeiro da família imperial desde o final da segunda guerra mundial a não estudar na escola Gakushuin.

Apesar de ser o segundo na linha de sucessão, seu tio e atual Imperador Naruhito tem 59 anos e seu pai Fumihito, primeiro na linha já tem 53 anos.

Príncipe no banco de trás do carro

Além disso, ele é o único homem a nascer na família imperial japonesa desde 1965. Nascido em 06 de setembro de 2006, foi visto pelos conservadores do Japão como um milagre.

Isso porque as leis japonesas não permitem que uma mulher assuma o trono crisântemo. Se não fosse pelo nascimento dele seria necessário rever as leis do país.

Embora a maioria da população seja favorável a ter uma mulher como imperatriz do Japão, os conservadores apoiadores do primeiro-ministro Shinzo Abe e o partido LDP não demonstram ter nenhuma intenção em mudar a milenar tradição.

De acordo com Hidehiko Kasahara, professor de ciências políticas da Universidade de Keio, os conservadores acreditam que o nascimento de Hisahito foi a vontade revelada dos céus.

A monarquia do século XXI

Desde o final da segunda guerra mundial, o Imperador do Japão é uma figura simbólica e não possui nenhum poder político. No entanto, é a figura mais importante dentro do shinto.

Leia também

Hirohito: Imperador Showa foi impedido de mostrar arrependimento 

Akihito foi um Imperador diferente, saiba mais 

Porém, não se sabe como o jovem príncipe está sendo preparado para o lugar que deverá ocupar no futuro. Essa dúvida é partilhada tanto por especialistas, quanto pela mídia japonesa.

Akihito, o Imperador emérito teve o economista e professor Shinzo Koizumi como um dos principais orientadores e também testemunhou os horrores da guerra e suas consequências.

Ele foi uma figura muito importante em promover a paz, democracia e a reconciliação com os países que foram atacados pelo Japão.

Além disso, especialistas afirmam que Akihito foi um exemplo e modelo de Heika para o século XXI e para seus herdeiros.

No entanto, a preparação para o jovem príncipe herdeiro Hisahito continua sendo um mistério para a população japonesa, isso cria curiosidade e especulação quanto ao seu futuro.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Príncipe Hisahito
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link