Os principais acontecimentos que marcaram o ano de 2020 no Japão

O ano de 2020 no Japão, assim como em todo o mundo, com certeza foi marcado pelo coronavírus. Apesar de sua transmissão ter começado na China ainda em 2019, foi no ano de 2020 que ele alcançou todos os lugares do planeta e fez milhões de vítimas.

Mas, muitos outros acontecimentos também ocorreram. Assim, separamos alguns deles para você lembrar um pouco mais de como foi esse ano no Japão.

1. Adiamento das Olimpíadas de Tóquio de 2020

Um dos grandes eventos que deveriam acontecer no ano de 2020 no Japão era a Olimpíada de Tóquio. Da mesma maneira que atletas e turistas no mundo inteiro se preparavam para ir ao país, o Japão preparava-se há anos para recebê-los.

Entretanto, com a pandemia, em março o governo japonês e o comitê organizador das Olimpíadas declararam que os jogos seriam adiados para no máximo até o verão de 2021.

Esperamos que dessa vez dê tudo certo e que finalmente as Olimpíadas possam acontecer em Tóquio!

2. Primeiro-Ministro, Shinzo Abe, renuncia

Foi também no ano de 2020, em agosto que Shinzo Abe, o atual Primeiro-Ministro, anunciou que deixaria o governo por questões de saúde.

O motivo foi o agravamento de sua colite ulcerativa crônica. Devido às complicações pela qual vem passando, tornou-se impossível para o Primeiro-Ministro continuar exercendo seu cargo com total dedicação.

Abe continuou no cargo até seu sucessor ser escolhido: Yoshihide Suga. Suga foi nomeado em 16 de setembro.

3. Suicídio de Hana Kimura, ex-Terrace House, após sofrer muito bullying online

Hana Kimura era uma lutadora e ficou famosa por participar de Terrace House, um reality show japonês disponível na Netflix. Por conta dos ataques que sofria online acabou cometendo suicídio. Ela tinha apenas 22 anos de idade.

Sua morte levou o governo japonês a rever a legislação contra bullying e aumentar a punição para as pessoas que o praticam.


Leia também:


4. Manifestações contra o racismo

Incentivados pelas manifestações que tomaram o planeta em memória de Gerge Floyd (executado pela polícia nos Estados Unidos), japoneses foram às ruas manifestar contra o racismo.

As manifestações ficaram marcadas por inaugurar o movimento Black Live Matters (Vidas Negras Importam) no Japão e também por levantar a questão do racismo no país.

5. A espaçonave robótica japonesa Hayabusa2 voltou para a terra trazendo informações sobre o espaço e a formação da Terra

A Hayabusa2 foi desenvolvida pela JAXA, agência espacial do Japão.

Em dezembro a sonda voltou para a Terra trazendo informações sobre asteroides. Essas informações são importantes para ajudar a conhecer um pouco mais sobre a formação do universo.

6. A maior queda do PIB do Japão desde a II Guerra Mundial

O Japão teve uma redução de seu PIB entre os meses de abril e junho de quase 30% em relação a esse período no ano anterior.

Há décadas que uma queda tão brusca assim não acontecia.

7. Lançamento pela Sony do Playstation 5

Esse foi um acontecimento que chamou a atenção do mundo inteiro. Em poucos minutos após o lançamento várias lojas online já estavam com o produto esgotado.

A Sony é uma das maiores empresas do Japão e está correndo para conseguir fabricar os videogames e atender a tantos pedidos.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link