4 comidas japonesas de ano novo e como elas podem trazer sorte

As comidas japonesas de ano novo seguem tradições e também pretendem fazer com que o ano que começa seja ainda melhor do que o que passou.

Assim, conheça aqui o que as famílias japonesas costumam a comer na passagem de ano e também qual o significado de cada uma delas. Será que vale a pena testar  uma última receita neste ano?!

Comidas japonesas de ano novo: Osechi Ryori

Japanese traditional New Year s dishes

Mais do que um prato específico, osechi ryori é uma refeição. Ela pode ser tanto o almoço, como também o jantar. Essa pode ser considerada como a primeira refeição do ano. Porém, ela pode ser consumida nos primeiros três dias do ano.

Cada um dos itens que compõe essa refeição possuem um significado, como também um desejo para o restante do ano. Por exemplo, se tiver camarão, é um desejo por longevidade. No caso de ter castanhas, trata-se de um desejo para riqueza.

Para saber mais sobre o significado de cada item dessa refeição, clique aqui.

Comidas japonesas de ano novo: Ozoni

O primeiro dia do ano só é completo no Japão se começar com uma refeição com ozoni. Este é um caldo que possui um saboroso mochi grelhado. O mochi é uma comida japonesa tradicional. É branca por ser feita de arroz e pode ser feito em uma grande festividade em que muitas pessoas amassam o arroz.

O caldo varia de acordo com a região em que é consumido.

Porém, um dos problemas, é que o mochi pode fazer vítimas. Principalmente os idosos, tendem a engasgar com ele. Em alguns casos é até mesmo fatal. Assim, o mais indicado é que sempre se mastigue muito bem o mochi para evitar qualquer acidente.

Veja aqui a receita de ozoni para fazer nesse ano novo!


Leia também:


Comidas japonesas de ano novo: Toshikoshi Soba

Esse é o prato indicado para aqueles que ama as opções de macarrão japonês.

Os longos fios do sobá demonstram o desejo por uma vida que também seja longa. O que acompanha o macarrão depende muito da localidade em que se está. Por exemplo, em Tóquio é comum ter um camarão. Ele pode ser preparado como tempurá (a famosa fritura empada japonesa). O significado de estar acompanhado de um camarão também o de ter uma vida longa.

Comidas japonesas de ano novo: Nanakusa-gayu

Esse é um mingau que não é consumido exatamente no ano novo. Mas, somente no dia 7 de janeiro. Isso porque, os japoneses saber que depois de tantas festividades os estômagos de algumas pessoas podem precisar de uma descanso. Por conta disso, ele é o último de nossa lista.

Além disso, no ano novo também costuma-se a beber muito. Assim, o corpo inteiro por precisar de uma limpeza. Por ser leve, ele é indicado até mesmo para quando alguém está se recuperando de uma gripe, por exemplo.

Nada melhor para se regenerar do que um Nanakusa-gayu. Ele é feito com arroz e com a combinação de algumas ervas. Assim, ele nunca é agressivo para o corpo. Ao contrário, é facilmente absorvido para repor as energias. 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link